Projeto Amigos Digitais ensina informática para a terceira idade

Projetos Sociais 26 de novembro de 2019

alunos do curso de informática Amigos Digitais

Mandar e-mails, ter autonomia no caixa eletrônico do banco e até interagir com o mundo pelas redes sociais. Estes foram só alguns dos aprendizados que o bailarino e professor de artes cênicas Marcos Silva conquistou com o projeto Amigos Digitais.

Desde 2006, o curso ensina informática básica para a população a partir de 55 anos de forma gratuita, aqui no Colégio PGD. As aulas são semanais e ensinam à galera da terceira idade todos os detalhes para navegar na rede.

Paciente e cheia de entusiasmo, a professora Eliana Campos conta que o curso promove autonomia e interação social no dia a dia da população idosa. “Já formamos 19 turmas de informática básica e avançada. Alguns alunos acabam até mesmo se tornando tutores, me ajudando a organizar as datas e atividades do curso”.

Na manhã desta terça (26), foi o momento de celebrar as vitórias dessa caminhada, com direito a homenagens e diplomas, entregues pela Sra. Silvia e pelo Sr. Emanuel, diretores do Colégio PGD. 

Dona de uma sorriso simpático e acolhedor, a Sra. Erotides Galbeiro, de 82 anos, conta sobre a sua experiência. “Gostei! Valeu bastante, fiz várias amizades, a professora é legal, tem bastante paciência. Foi muito bom!” .

E ainda teve muitos risos, flores, bolo e até discurso do orador da turma, o Marcos. 

“Foi muito importante conhecer as siglas, eu sabia um pouquinho de digitação, mas essa parte de saber o porque do .com e do .br  foi bem valioso”, relata.  

Ele contou que, para vir às aulas, tinha de acordar às cinco da manhã, pegar o ônibus e atravessar a cidade.  

“Dá vontade de desistir no meio do caminho, mas a gente vai se apegando uns aos outros e vale muito a pena! Conhecemos pessoas da mesma idade, com os mesmos papos que a gente gosta de conversar, aqui podemos falar das nossas dificuldades… E agora eu espero ir para frente e entrar na turma avançada”.

Inscrições abertas para 2020
Para quem tiver interesse em participar das próximas turmas, as inscrições estão abertas! O curso é gratuito, e as aulas acontecem toda terça, das 8h às 9h30 (básico) e segunda, das 13h40 às 14h40 (avançado). Para se inscrever, basta ligar na recepção do Colégio PGD  (43 – 3372 – 7555) e deixar seus dados para contato.