Novo Ensino Médio: fique por dentro dos Itinerários de conhecimento do PGD

Sem categoria 4 de março de 2020

No próximo ano, a educação brasileira passará a viver o que vem sendo chamado de Novo Ensino Médio. Muitas mudanças estão previstas, entre elas o aumento da carga horária de 2400 para 3000 horas e uma nova organização curricular, a qual ficará mais flexível por meio de itinerários formativos.

O que são itinerários?

Os itinerários são aulas e projetos de áreas de estudo específicas, que cada escola pode desenhar de acordo com o contexto e necessidades locais. Com carga horária de 1200 horas (dentre as 3000), o itinerário acontece no contraturno escolar, com aulas semanais. A novidade proporcionará mais prática, pesquisa e liberdade aos alunos, já que eles poderão escolher em quais disciplinas desejam aprofundar seus conhecimentos. 

Aqui no PGD, iniciamos 2020 com um projeto piloto do que será realizado no ano que vem com a chegada do Novo Ensino Médio. De acordo com o Coordenador Pedagógico do Ensino Médio do PGD, Demilson Parolin, neste ano, os itinerários funcionarão como um “test-drive”.

Nos itinerários, alunos do Ensino Médio têm oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico.

“Para garantir a qualidade, precisamos planejar bem e realizar projetos pilotos como este. Implantar esse trabalho de maneira antecipada é bom tanto para nós, quanto para os alunos, pois, através do feedback das turmas e dos professores, estaremos ainda mais ajustados para o próximo ano, o ano oficial de implantação”, afirma. 

Itinerários PGD 2020

O projeto piloto deste ano foi criado com duas frentes, Ciências da Natureza e Matemática. 

Com os professores Moraes e Daniel, o itinerário de matemática traz como conteúdo central o Letramento Financeiro, dividido entre as frentes de investimento e estatística

No itinerário de Ciências da Natureza, os jovens se aprofundaram na temática da dengue e estão desenvolvendo campanhas de conscientização.

Já o itinerário de Ciências da Natureza traz a saúde como temática central, sendo esta dividida em outras problemáticas, como por exemplo, o surto de dengue em Londrina. Os assuntos estão sendo estudados a partir de três disciplinas: Biologia (Prof. Juliana), Física (Prof. Renato) e Química (Prof. Juniô). 

Protagonismo juvenil e impacto social 

Trazendo o aluno à posição de protagonista, a ideia de toda equipe PGD envolvida nos itinerários é inovar, não só o conteúdo, mas na forma como este é construído, aprendido e apreendido. “Nós não estamos inventando a roda, mas estamos inovando o modo de [ensinar]”, explica o Prof. Moraes.

Um dos objetivos do itinerário é que o aluno perceba que ele pode transformar a sociedade de alguma forma.

Prof. Juniô ressalta que, além de preparar o aluno ainda mais para os vestibulares e provas, todas essas mudanças geram também nesse aluno o despertar de novas habilidades e competências. “Quando você tira o aluno desse falso conforto e coloca ele para investigar, para produzir e exige que ele busque ferramentas adormecidas ou desenvolva ferramentas para solucionar os problemas, esse aluno está se preparando para o vestibular, mas ele também está acessando e desenvolvendo uma série de habilidades e competências que até então ele não era hábil, como o trabalhar em grupo, o ser criativo. O perceber que dá para ele transformar a sociedade de alguma forma, mesmo ainda estando no Ensino Médio”.

Formação plural e trabalho em grupo 

Como disse Prof. Juniô, “a educação tem que ser plural e não singular”. E é essa pluralidade que conseguimos perceber em uma conversa que tivemos com Gabriel Pozzer e Ana Letícia, ambos da 1ª série do Ensino Médio e alunos dos itinerários de conhecimento. 

Gabriel, que almeja fazer faculdade de “alguma das Engenharias” e é apaixonado por matemática, não pensou duas vezes quando viu a ementa de Letramento Financeiro do itinerário. “Me interesso muito em mexer com economia então achei muito legal. A aula também é bem diferente. Esses dias, por exemplo, o professor passou alguns filmes e pediu que nós observássemos tudo que tinha relacionado à matemática lá”, disse o aluno que, como incentivo, até ganhou do pai um livro sobre o assunto.

Com o sonho de se tornar uma arquiteta, Ana Letícia, porém, preferiu se aprofundar nos conhecimentos de Química, Física e Biologia. “Eu quero prestar arquitetura, mas não sou muito fã de matemática. Como minha segunda opção de curso é química, eu quis muito fazer o itinerário de Ciências da Natureza. Vai que desperta ainda mais meu interesse pela matéria”, explica a aluna. 

A aluna comenta ainda que, além de uma metodologia diferenciada, o itinerário também reforça os elos de amizade e o trabalhar em grupo. “A gente trabalha o tempo todo junto, em grupo. Toda terça-feira eu penso assim: ‘hoje tem itinerário, eu vou rever as mesmas pessoas, conversar com meu grupo’. Eu gosto muito”. 

As aulas dos itinerários em 2020 são direcionadas para os alunos da 1ª série do Ensino Médio e são realizadas às terças-feiras, no contraturno escolar. 

Quer saber ainda mais detalhes sobre o projeto piloto dos Itinerários de Conhecimento do PGD? Entre em contato conosco pelo (43) 3372-7555 e agende uma conversa com a Coordenação do Ensino Médio!