Ensino remoto da matemática por meio das metodologias ativas

Sem categoria 11 de agosto de 2020

Você sabe o que são Poliedros? Segundo o site Brasil Escola, “Poliedros são sólidos geométricos limitados por polígonos, que, por sua vez, são partes de um plano limitadas por segmentos de reta que se tocam apenas em seus extremos.”

Sim, essa é uma reação muito provável ao ler essa definição.

Nos últimos dias, porém, nossas professoras receberam um superdesafio, o de ensinar sobre poliedros para as turminhas do 5° ano.

À distância, mas utilizando uma poderosa aliada, as metodologias ativas, a aula, para muitos alunos, foi considerada “a melhor aula da vida”.

Vamos conferir mais detalhes de como foi essa aula?

DIÁRIO DE BORDO – AULA DE POLIEDROS – 5° ANOS

Durante a aula ao vivo da disciplina de matemática e utilizando materiais que as crianças já tinham em casa, as professoras criaram, em conjunto com a turma, protótipos de cubos, de pirâmides de base triangular e de pirâmides de base quadrangular.

“Alguns dias antes, conversamos com os alunos e demos a ideia. Todos amaram! Combinamos com eles e fomos ajudando-os a encontrarem os materiais que iriam precisar. Demos várias opções para que adaptassem a atividade ao que eles realmente tivessem em casa”, relembra animada a professora Marília Purga.

As professoras Marília, Maria Paula e Valquíria com seus poliedros

Os alunos utilizaram, basicamente, dois materiais: um para representar as arestas e outro para os vértices. Para as arestas, os alunos utilizaram palitos de dente, de churrasco e até de fósforo. Já nos vértices, a variedade foi ainda maior: jujubas, azedinhas, massinhas de modelar, banana, maçã e até salsicha. “Cada um foi falando o que tinha em casa e nós fomos ajudando eles a adaptarem”, conta.

O resultado? Uma aula bem mão na massa, viva e participativa!

Os alunos Carolina Batistela, Bruno Duarte e Ana Laura Paixão

“Esse tipo de atividade cria um link na cabeça da criança. Um link entre o que ela fez (os protótipos) e o que ela aprendeu (a teoria matemática). Ela nunca mais vai esquecer que o palito são as arestas e nem que aquela jujuba, massinha, docinho ou a banana que ela cortou são os vértices”, reforça a professora.

E é claro que não poderíamos deixar de mostrar para vocês o resultado dessa atividade!

Acesse a nossa galeria virtual com todas as fotos das turminhas e seus protótipos CLICANDO AQUI!