Os cuidados com o uso da internet pelas crianças

Blog 5 de abril de 2021

Todos nós conhecemos as inúmeras vantagens da internet. Ela é uma das mais importantes tecnologias de comunicação, estudo, diversão e pesquisa que surgiu nos últimos 30 anos. Durante a quarentena é provável que seus filhos e filhas estejam passando muito mais tempo conectados à rede mundial de computadores. É aula da escola, bate-papo com amigos e parentes, atividades no contraturno, tempo de diversão – filmes, séries, jogos – quase tudo passou a ser on-line.

No entanto, da mesma forma que encontramos benefícios, também há riscos. O fácil acesso a todo tipo de conteúdo e a possibilidade de contato com desconhecidos são situações que deixam os pais com o cabelo em pé quando o assunto é o mundo virtual. A maior preocupação é que as crianças se tornem alvo de cibercriminosos.

O que fazer?

Proibir o uso da internet não educa e nem previne. Nesse momento é importante ter a reflexão de que as crianças podem utilizar a internet, porém de forma orientada e monitorada pelos pais. 

Uma indicação é utilizar a tecnologia para protegê-los. Se as crianças são pequenas, a recomendação é supervisionar mais de perto. Se os pais não podem estar presentes porque trabalham o dia todo, por exemplo, é possível instalar softwares de filtragem, programas antivírus atualizados, monitoramento no computador, checar os websites que foram acessados etc. 

Quando os filhos são maiores, essa supervisão já não é tão eficaz. Isso porque os adolescentes acabam aprendendo a contornar os softwares de controle dos pais. Assim, a melhor forma de protegê-los é ensinando-os a se defenderem de forma mais autônoma.

Uma boa dica é conversar abertamente com os filhos. Negocie o tempo diário do acesso on-line. Dessa forma, eles podem organizar os horários para estudos e outras atividades que também são prazerosas como passear, estar com a família e amigos ou praticar atividade física, sempre respeitando os protocolos e distanciamentos impostos neste momento de pandemia. 

Instrua os filhos a não compartilharem qualquer imagem ou informações pessoais que possam causar arrependimentos futuros. Lembre-se: a Internet não guarda segredo.

Passe um tempo com seu filho ou filha para identificar aplicativos, jogos e outros entretenimentos adequados à idade deles. O importante é permitir o acesso à internet, porém com regras e limites negociados, para não privar os filhos desta tecnologia tão presente em nosso dia a dia. Esteja pronto para ouvi-los,  ensine-os a reconhecerem situações de risco e como eles devem se comportar diante delas.