Brincar traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil

Blog Educação Infantil 26 de abril de 2021

Brincar faz parte da vida de qualquer criança. É uma das principais expressões do comportamento infantil e um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento. Quando a criança brinca, ela interage com o ambiente, constrói conhecimento, socializa e vivencia a liberdade, a criatividade e a imaginação.

“O ser humano, não nasce pronto. Ele necessita de estímulo e de interação com outras pessoas. Através das brincadeiras, a criança aprende a lidar e a expressar suas emoções, sentimentos, com limites e regras. Nas relações sociais a criança aprende a conviver em grupo, a compartilhar, ser solidária que coincide com o início da vida escolar”, explica Lineia Licia Bonesi, auxiliar de  orientação educacional da Educação Infantil do Colégio PGD.

Brincar é uma atividade extremamente saudável, que vai trabalhar desde a saúde mental da criança, até seu bem-estar físico, melhorando a capacidade emocional, intelectual, motora e social. A criança precisa estar sempre imaginando, fantasiando, interpretando o mundo através da brincadeira. 

Psicólogos e pedagogos destacam que o universo lúdico da brincadeira permite às crianças experimentar novos sentimentos, reproduzindo situações vividas em seu cotidiano, fazendo um treino para a vida adulta. Quando a criança brinca com jogos, ela aprende a respeitar regras e ampliar o seu relacionamento social.

“Através dos brinquedos lúdicos a criança se expressa com maior facilidade, ouve, respeita, discorda de opiniões, exerce sua liderança e aprende a ser liderada. As brincadeiras que envolvem atividade física, como correr, andar de bicicleta, jogar bola, dentre outras que são essenciais para desenvolver as habilidades psicomotoras e fundamentais para os anos iniciais na escola.”

Lineia Bonesi reforça que a presença dos pais nas brincadeiras com as crianças é sempre bem-vinda. “Os pais podem ajudar tendo uma boa tarde de contato junto com os filhos e outras pessoas, famílias, grupos sociais, oferecendo outras oportunidades de aprendizagens para o desenvolvimento como um todo do indivíduo que está se formando.”