Planejamento estratégico para o vestibular e Enem

Blog Colégio PGD Ensino Médio 10 de maio de 2021

O Ministério da Educação acaba de divulgar o resultado do SISU (Sistema de Seleção Unificada) com o nome dos aprovados no primeiro semestre de 2021. Chegou a hora de conferir quem está na lista dos selecionados para ingressar na universidade – sem passar pelo temível vestibular.

Lembrando que é através do SISU que as universidades públicas oferecem vagas para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As vagas são abertas semestralmente e os alunos são selecionados de acordo com as melhores notas.

Sempre atento a esta importante etapa da vida dos estudantes, o Colégio PGD desenvolve um planejamento estratégico diferenciado, envolvendo todos os alunos de forma mais igualitária, como explica o coordenador pedagógico do Ensino Médio, professor Demilson Parolin.

Neste último Enem, o PGD se posicionou entre as primeiras escolas de Londrina e obteve a maior média em redação da cidade, com 772 pontos. Entendemos como positivo o bom posicionamento do Enem, mas esse não é o nosso foco. Nosso foco deve ser o ensino, a aprendizagem e a formação do cidadão.”

Análise de desempenho

No Colégio PGD o foco está na aprendizagem do aluno, com intervenções pedagógicas pontuais, além do ótimo material didático e constante feedback.  A análise dos dados de desempenho dos alunos no Enem e nos simulados representa um importante subsídio para acompanhar a performance deles, possibilitando o planejamento das ações com a equipe

Na medida em que o aluno encara as provas não como avaliação, mas como referência e oportunidade de re-planejar, criar estratégias e avançar ao objetivo, seja vestibular ou carreira profissional, ele consegue ganhos no processo”, explica o professor Demilson Parolin.

Confiança 

O Colégio PGD tem um cronograma específico para cada aluno do último ano do Ensino Médio. Assim, é possível avaliar se ele está competitivo ou não para o vestibular. “Estamos preparando os alunos e eles são muito seguros e confiantes no nosso trabalho, que tem colocado o PGD nos vestibulares de todo o Brasil. Estamos trabalhando de forma estratégica”, informa Parolin.

Resiliência 

O trabalho dedicado do time de professores do PGD tem obtido excelentes resultados. “Os professores entendem que somos uma escola mais humanizada e – além dos melhores professores – temos a Sra. Sílvia Góis, que é o DNA deste colégio. Ela imprimiu essa filosofia de olhar com carinho, com cuidado e respeitando as diferenças. É uma combinação que faz toda a diferença. Além disso, o PGD é uma escola cristã e eu entendo que ‘Para a Glória de Deus’ tem que ser excelente. De fazer bem feito, de entender que errou, de recuar, de retomar, com transparência e resiliência. Tão importante quanto ter os conteúdos sedimentados é estar preparado emocionalmente para lidar com essa situação toda de vestibular e avaliações”, conclui o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Demilson Parolin.