Oscar de melhor documentário, “Professor Polvo” é uma lição de amizade e devoção

PGD Cultural 14 de maio de 2021

Prepare-se para assistir a uma fantástica viagem ao fundo do mar. O badalado documentário Professor Polvo (My Octopus Teacher), produção da Netflix que acaba de faturar o Oscar 2021 de Melhor Documentário em longa-metragem, nos mostra a insólita e curiosa amizade entre um homem e um polvo.

A aventura se passa em uma enseada cercada por uma floresta de algas, na África do Sul. O protagonista é Craig Foster, cineasta e mergulhador que vive em contato direto com a natureza. Ali, Craig desenvolveu uma amizade incomum com um polvo, que o levou a uma jornada de mais de 300 dias de convivência com os mistérios da vida marinha.

Enquanto contemplamos as belíssimas imagens gravadas no fundo do mar, ouvimos o testemunho do mergulhador, nos levando a construir uma narrativa carregada de filosofias, interação humana com a natureza e dados científicos que ele descobriu através de pesquisas, à medida que se via mais fascinado pelo seu amigo polvo.

Tudo tem início em um dos mergulhos de Craig, realizados sem tanque de oxigênio, apenas prendendo a respiração, quando ele percebeu algo estranho em um amontoado de conchas. Por baixo delas estava o polvo escondido, fazendo uma armadilha perfeita para capturar peixes.

Interessado no comportamento do animal, Craig teve uma ideia que mudou a sua vida: e se fosse possível gravar todos os dias a vida desse polvo? Como encontrar diariamente um animal especialista em camuflagem? Como um invertebrado tão frágil pode viver com tantos predadores ao seu redor? Em busca dessas respostas, a visita ao molusco tornou-se a rotina diária do cineasta.

“Professor Polvo” é um documentário de enorme delicadeza. É impressionante a força de vontade de Craig em seguir diariamente visitando seu amigo e é incrível como essa constância foi capaz de construir essa amizade. Trata-se de uma história inimaginável que demonstra como a vida pode ser assustadoramente selvagem e profundamente sensível ao mesmo tempo.

A obra faz jus ao Oscar. Foi dirigida e roteirizada pela talentosa Pippa Ehrlich (em seu primeiro documentário) e James Reed (Jago: Uma Vida no Mar). Destaque também para a trilha sonora, de Kevin Smuts, que é absolutamente imersiva, casando perfeitamente com a fotografia de Roger Horrocks, outro especialista no gênero. 

Ficha Técnica: Professor Polvo

  • Título Original: My Octopus Teacher
  • Duração: 85 minutos
  • Ano produção: 2020
  • Distribuidora: Netflix
  • Dirigido por: Pippa Ehrlich, James Reed
  • Classificação: Livre
  • Gênero: Documentário, Ciência e Natureza
  • Países de Origem: África do Sul
  • Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4va7CuH6K2w&t=2s