Como acompanhar a rotina de estudos do meu filho

Blog Colégio PGD Ensino Médio 7 de junho de 2021

Filhos adolescentes e os estudos em casa

A pandemia causou um verdadeiro alvoroço em nossas vidas. Todos os dias acompanhamos o combate ao coronavírus, nos adequamos aos protocolos e ao novo normal. Se para os adultos está difícil, para crianças e jovens, a situação também é penosa.

Nossas crianças e jovens foram afastados da rotina da escola, do convívio com professores e amigos e, há mais de um ano, estão lidando com aulas e demais atividades dentro de casa. Neste cenário, como manter uma rotina de estudos de forma saudável e adequada? 

Em todas as situações, a orientação é sempre conversar e estabelecer acordos para que tudo transcorra com tranquilidade. “Não é fácil fazer a criança ou o jovem estudar. Muitas vezes nós, pais, fazemos abordagens ou acordos de forma autoritária, ou com apelo emocional, com troca ou recompensa. O ideal é mostrar ao aluno que o caminho do estudo é algo que ele precisa fazer sozinho, é uma responsabilidade dele”, explica a orientadora educacional Denise Américo.

A orientadora destaca algumas dicas e orientações para pais e filhos adolescentes, para que o estudo não seja um peso ou um problema. Veja aqui! 😉

Qual a responsabilidade do aluno

Em qualquer combinado entre pais e filhos, o melhor caminho é a honestidade. Do pai se colocar de forma aberta, e também de ter maturidade para fazer a escuta do filho. Já o jovem, de compreender que deve estudar sem ter nada em troca, e que ele não pode procrastinar e deve manter a rotina de estudos sem ter o pai vigiando. O papel e a responsabilidade do jovem neste momento é de estudar. “Obviamente tem dias que ele está cansado, mas é preciso encontrar o caminho para que ele não deixe de cumprir o papel dele”, reitera Denise Américo.

O cuidado dos pais

O pai precisa cuidar dos estudos dos filhos, mas a responsabilidade pela atividade é do adolescente. Os pais devem ser invasivos se necessário porque o filho não tem maturidade suficiente e precisa de ajuda nesse percurso. O diálogo deve ser leve e fácil, mas se necessário, com o ajuste de condutas.

O único jeito de entender como andam os estudos é acompanhando o dia a dia, não somente no fim do ano, mas no decorrer das aulas. Observar a atitude e o resultado nas provas, sentar com ele, conversar como agir nas próximas avaliações e se precisar, mudar a estratégia, fazer outros acordos como por exemplo, usar o tempo de lazer para estudar, limitar o tempo com o celular, tudo acordado em conversa transparente e honesta.

Jogos, conversas e lazer

Os momentos em que os adolescentes estão jogando ou conversando entre as aulas é um momento para desconectar. “No ensino híbrido, a tela do computador cansa e exige mais dos alunos, e quando termina a aula, ele precisa desconectar, limpar a mente. Precisa sentar, descansar, mas a vida continua, e ele tem que saber a hora de voltar.” 

Agora o que não pode é o jovem, por causa dos jogos on-line, atrasar o almoço ou outras atividades da casa, ou ainda fazer a tarefa e jogar ao mesmo tempo. Não está certo e não dá certo. “Ele precisa treinar para ter foco e responsabilidade com os estudos e com a vida, e isso faz parte do processo de amadurecimento deles. E os pais devem estar atentos a isso.”

Não compare

Saber que o seu filho é único, é um indivíduo com vontade própria, com desejos e pensamentos. Comparar o seu filho com o dos outros não é o melhor caminho. Nessa fase ele está em processo de auto afirmação, de fortalecimento da autoestima, então qualquer coisa que se diga comparando, para o jovem é visto como desqualificação ou demérito. “O melhor caminho é o diálogo. Não é embate, comentários ácidos ou indiretas. Fale honestamente, na luz, diga claramente o que quer e esteja preparado para ouvir, afinal, estamos falando sobre diálogo.”

Famílias unidas

Novamente o diálogo. Diálogo é escuta, conversa, acolhimento, de se colocar no lugar dele. É um exercício de paciência, de fé e amor. É algo para se fazer sem preconceito e sem rótulos. Não existe filho ideal ou pai ideal. O que existe são famílias buscando harmonia, e a aceitação torna-se ainda mais importante neste contexto de pandemia onde todos estão estressados. Neste momento, o apoio e a união do núcleo familiar são fundamentais para esta travessia. Lembre-se: logo, tudo vai melhorar.