Hora do lanche: descobertas e sabores para os nossos pequenos

Berçário Blog Colégio PGD 14 de junho de 2021

Os primeiros anos na vida de uma criança são determinantes para o seu desenvolvimento físico e emocional, e os pais se esmeram para que cada etapa aconteça cercada de afeto e tranquilidade. 

Um dos momentos mais significativos na vida dos bebês ocorre depois do sexto mês, quando ele deixa de se alimentar exclusivamente do leite materno e começa a conhecer outros alimentos. É um período de transição que requer cuidado e muita paciência por parte dos pais. Aqui no Colégio PGD, como o Berçário recebe aluninhos a partir de 4 meses, já faz parte da nossa rotina estar presente neste período tão singular no desenvolvimento das crianças. 

Para isso, contamos com o trabalho da nutricionista materno-infantil Evelise Torreti, que organiza os pratos respeitando cada fase da criança. “Ao planejar e elaborar os cardápios considero o valor nutricional das refeições, consistência, textura, variedade e a conservação dos alimentos”, diz ela.

Vamos papar!

Para os bebês que se encontram no início da introdução alimentar, no Berçário a condução é feita de forma gradual. “À medida que o bebê vai se desenvolvendo, durante as refeições ele é estimulado a segurar a colher e com isso, trabalhamos sua autonomia e a coordenação motora.”

Os alimentos são distribuídos no pratinho separadamente, para que a criança possa identificar e conhecer cada alimento, diferenciando assim os sabores, cores e texturas. O colégio conta com uma equipe de cozinheiras treinadas, que passam por constantes supervisões nutricionais. As refeições que elas preparam são servidas em seguida para garantir o frescor e os potenciais nutritivos. 

Comida de verdade

A nutricionista Evelise Torreti reforça que os hábitos alimentares são adquiridos muito precocemente, especialmente nos primeiros anos de vida. “O consumo diário de alimentos saudáveis, livres de açúcares e gorduras, corantes e conservantes é essencial para o crescimento e para o desenvolvimento psicomotor do bebê.”

Ela conta que o colégio prioriza um cardápio feito com “comida de verdade”, ou seja, uma alimentação natural e saudável, onde praticamente tudo que é ofertado é preparado no local, “assim evitamos o uso de produtos industrializados e artificiais, garantindo que as crianças tenham todas as necessidades nutricionais no período em que se encontram na escola, totalmente supridas.”

Paciência e aprendizado

Se para a criança, a introdução alimentar é um momento de descobertas e sabores, para os pais também é um mundo até então desconhecido. “Estamos falando de um momento único, onde a alimentação deve ser encarada de forma leve, cercado de aprendizado e amor. É uma fase que requer paciência, mas oferece descobertas também! Importante lembrar que o bom exemplo começa em casa, com a alimentação dos pais. Então a dica é: tenham em casa alimentos saudáveis, evitem ao máximo os industrializados, fazendo com que as preferências nesta fase se estabeleçam, se consolidem, com que os bons hábitos alimentares prevaleçam na vida adulta.”

Gostou do conteúdo? A nutricionista Evelise Torreti informa que está à disposição para orientar pais ou responsáveis que estiverem com dúvidas ou necessitem de orientações.