PGD Científico 2021: Formando futuros cientistas e empreendedores

Blog Colégio PGD Fundamental Anos Finais Fundamental Anos Inciais Maker 21 de junho de 2021

A pesquisa é um instrumento muito potente para a construção do conhecimento dos alunos, e cabe às escolas promover e incentivar esta atividade de forma adequada. Foi para compreender como as coisas funcionam, como os fatos ocorreram, como é composto um determinado objeto ou como podemos resolver os problemas que afligem a sociedade, que nasceu o PGD Científico, um projeto anual realizado pelo Colégio PGD, que acontece desde 2002

A proposta do PGD Científico é o desenvolvimento da empatia por meio de projetos, empresas, serviços, produtos e softwares que contribuem para a resolução de problemas de uma pessoa ou de uma comunidade. Esta importante base de conhecimento contribui para a formação de futuros pesquisadores e empreendedores.

Desde o início deste ano, a atividade está em andamento com grande movimentação entre os grupos. Por meio de trilhas de aprendizagem, os alunos são estimulados a trazerem hipóteses de estudo baseadas na simples curiosidade, ou ainda, em torno de alguma coisa ou situação que faz parte do dia a dia deles.

Ao buscar o estudo teórico e a aplicação das metodologias científicas, os alunos vão dando sentido e estruturando seus trabalhos de forma organizada. Nesta edição de 2021, que será realizada em outubro em formato on-line, o PGD Científico terá como tema, “Pandemia e o futuro das coisas: impactos momentâneos ou nova normalidade?”, e apresentará 90 projetos de estudo desenvolvido pelos alunos da Educação Fundamental nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 

E aí? Ficou curioso para saber sobre os resultados ou sobre os temas? 

Também estamos ansiosos! Aguarde!!! 😊