Férias escolares: o que fazer com os filhos em casa?

Blog Colégio PGD 5 de julho de 2021

Para a alegria dos estudantes, as férias escolares chegaram. Em outros tempos, todo mundo já estaria na maior animação pensando em viajar, sair com a galera e fazer mil planos. Mas no meio de uma pandemia o jeito é manter o isolamento social e respeitar as normas de saúde. Daí surge a dúvida: o que fazer com os filhos durante o recesso escolar? Pensando em como curtir as férias da melhor forma, separamos algumas dicas para você:

Faça um cronograma

O primeiro passo para lidar com os filhos em recesso escolar é organizar um cronograma de atividades, seja para o lazer, estudo ou tarefas da casa. Reserve um tempo para sentar com os filhos e decidir qual será o planejamento da semana. Faça uma lista de todas as atividades que precisam ser organizadas na semana: alimentação, sono, higiene, organização, lazer e estudos, se houver.

Limite o uso dos eletrônicos

Também é muito importante definir um horário para o uso dos eletrônicos, principalmente se seu filho for adolescente. Durante as férias é comum que os filhos fiquem bastante ociosos e se conectem aos dispositivos digitais, como smartphones, tablets e videogames. A utilização das telas em excesso, como nós sabemos, é prejudicial para a saúde do corpo e da mente. Tomar essa decisão em conjunto é fundamental, mas lembre-se: são os pais que devem dar o direcionamento, além de monitorar o cumprimento dos horários. 

Proponha momentos em família

Aproveite a oportunidade de estar mais com os filhos e promova atividades que antes não conseguia se envolver tanto, como brincar junto, contar histórias ou assistir a uma sessão de cinema em casa. Escolha uma playlist com desenhos animados ou comédias, faça um balde de pipoca e divirta-se com as crianças.

Projeto Masterchef

Com o recesso escolar, somado à pandemia, muitas famílias precisam fazer as refeições em casa. Aproveite esses momentos para criar atividades que envolvam as crianças: eles podem auxiliar na escolha do cardápio e até mesmo ajudar a prepará-los. Eles vão adorar fazer pastéis, por exemplo, escolher os recheios, cortar a massa…. E que tal um bolo para o final da tarde?

Organize a bagunça

Essa pode ser também uma ótima oportunidade para organizar aquilo que a família se comprometeu a fazer, mas acabou deixando de lado, como arrumar as gavetas, separar roupas e brinquedos para doação etc. Faça isso junto com os filhos e explique o significado de solidariedade.

Faça atividades não rotineiras

Valorize os momentos em família, busque qualidade de tempo junto aos filhos, proponha atividades diferentes, dentro e fora de casa. Mas atenção, siga os protocolos de distanciamento e higiene. Veja algumas opções:

– Brincadeiras ao ar livre, como soltar pipa;

– Rodas de leitura;

– Jogos de estratégia e raciocínio;

– Festas on-line com parentes queridos que estejam distantes;

– Oficinas de brinquedos recicláveis com embalagens de papel, plástico, madeira ou que tiver em casa;

– Monte uma horta caseira, com temperos e hortaliças, dependendo do espaço disponível.

Na medida do possível, incentive brincadeiras que não precisem de eletrônicos e aproveite a situação para estar mais presente com os filhos, mesmo com os mais velhos, para que tenham momentos saudáveis de lazer e ausência de preocupações.

Deixe os filhos escolherem a programação

Estimular a proatividade e autonomia significa dar voz aos filhos. Na hora de escolher as atividades de lazer, nada mais justo do que dar a eles essa oportunidade de estarem no comando. Dentro do possível, permita que eles escolham o que desejam fazer e aonde ir. Dessa forma você não os frustrará com uma resposta negativa e todos se divertirão com segurança.

Gostou das dicas? Converse com seu filho e proponha uma agenda de lazer para ele aproveitar o recesso escolar, cuidando sempre do bem-estar físico e mental. Se vocês realizarem alguma dessas (ou outras) atividades com a criançada, mandem fotos para a gente! Queremos curtir esse momento também! 😉