Diversão em casa: Oficina de férias

Colégio PGD PGD Cultural 19 de julho de 2021

A primeira semana de férias é aquela maravilha! Muitas horas de sono, nada de despertador, tempo de sobra para papear com os amigos, brincar com os animais de estimação… Mesmo aquela pessoa mais tranquila, chega uma hora que cansa ficar sem fazer nada, não é?

Que tal aproveitar esses dias para fazer coisas novas? Como estamos ainda na pandemia, com a necessidade de manter o distanciamento social, é possível participar de atividades bacanas sem sair de casa. Muitas instituições e sites especializados realizam oficinas on-line e muitas delas, realizadas gratuitamente. Que tal experimentar? Confira!

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) com sede em Curitiba está oferecendo cursos gratuitos desde o dia 12 de julho, para crianças e jovens entre 08 e 17 anos. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar e o link de acesso está na descrição de cada oficina. Para esta semana a programação é:

19 de julho (segunda-feira)

Oficina de Desenho – Criando Autorretrato 

Horário: das 14h às 15h30
Público-alvo:
13 a 17 anos
Nesta oficina os participantes terão noções das proporções na construção da representação do rosto humano. Serão analisados autorretratos de artistas no decorrer da história da arte. E como prática aplicarão os conceitos no desenho de seu autorretrato.

Materiais: Lápis HB, 2B e 6B; Borracha ou limpa tipos; Papel sulfite A4; Apontador ou estilete;

Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/bxs-oups-zxx 

20 de julho (terça-feira)

Conhecendo a Gravura 

Horário: das 14h às 15h30
Público-alvo:
8 a 12 anos
Serão apresentadas duas técnicas de impressão: a monotipia, que é uma técnica de impressão única e bem simples, que provoca efeitos imprevisíveis; e a isogravura, que é uma forma de produzir e reproduzir a imagem usando como matriz uma bandeja de isopor. Os participantes terão, nas duas técnicas, contato com todo o processo de produção, desde a construção da imagem, colocação da tinta na matriz e impressão no papel.

Materiais: Lápis; Borracha; Tesoura; 1 caixa de leite já higienizada; 5 bandejas de isopor (preferência para as de frios – redondas, retangulares e planas); 2 pinceis (um médio e um mais largo); Rolo de pintura pequeno; Colher de chá pequena; Tinta guache nas cores preta amarela, azul e vermelha; 8 folhas de papel sulfite A4; 6 folhas de papel canson A4 (usado como suporte final); Hastes flexíveis com ponta de algodão (cotonetes); Paninho para limpeza ou lenço umedecido; Fita adesiva ou fita crepe;

Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/bxs-oups-zxx 

21 de julho (quarta-feira)

Fotografia x Família 

Horário: das 14h às 15h30
Público-alvo: estudantes de 10 a 14 anos
Na oficina de retratos será feita uma “tirinha” recriando memórias contidas nas fotografias antigas. O exercício a partir de uma fotografia leva à compreensão da linguagem fotográfica no processo de desenvolvimento artístico das imagens.  

Material: 1 fotografia antiga (impressa); Folhas de papel sulfite branco; Folhas papel seda branco; Papel preto; Canetinhas, lápis de cor, lápis grafite; Régua, tesoura e fita crepe. 

Material sugerido para impressão: https://www.comunicacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-07/oficinas_de_retratos_x_fotografia.pdf

Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/sfk-pmas-ror

22 de julho (quinta-feira)

Oficina de Teatro

Horário: das 14h às 15h30
Público Alvo:
8 a 12 anos
Esse encontro teatral pretende proporcionar aos participantes um momento divertido e ao mesmo tempo levar o conhecimento a respeito de um dos elementos fundamentais que compõem o espetáculo: o figurino.

Materiais: Retalhos de tecidos, roupas de diferentes estilos e épocas (quem tiver), roupas usadas que possam ser transformadas, calçados etc.
Acessórios como: chapéu, bolsa, óculos, lenço, cachecol, cinto, colar, gravata etc.

Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/bxs-oups-zxx

23 de julho (sexta-feira)

Cinema de Bolso (Flip Book)

Horário: das 14h às 15h30
Público alvo:
Estudantes de 10 a 14 anos 
Nesta oficina os participantes criarão o Flip book, um dos primeiros brinquedos que podemos chamar de cinema, criado por volta de 1868, patenteado por John Barnes Linnett. Essa técnica permite que mesmo em um contexto sem recurso os participantes consigam realizar uma produção única, criativa e bem divertida.

Material: Bloco de papel; Lápis grafite, Canetinha; 

Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/sfk-pmas-ror

Mais oficinas

O SESC PR também oferece uma vasta grade de oficinas gratuitas até o dia 23 de julho para todas as idades. É possível conhecer as atividades disponíveis no período da manhã e da tarde, e selecionar aquelas que achar interessantes. Clique aqui e saiba mais: https://www.sescpr.com.br/projeto/oficinas-de-ferias/