Novo Ensino Médio: Projeto de Vida

Blog Colégio PGD Ensino Médio 2 de agosto de 2021

No Novo Ensino Médio, Projeto de Vida passa a ser obrigatório

Você tem um projeto de vida? 

Para tudo! Essa conversa de projeto de vida é coisa de adulto, não é?

Não. A partir de 2022, com a implantação do Novo Ensino Médio em escolas públicas e privadas do país, o Projeto de Vida passa a ter obrigatoriedade no ensino.  

O que é Projeto de Vida?

Projeto de Vida é uma trilha de aprendizagem que vai estimular o protagonismo e ajudar o aluno na escolha dos itinerários formativos que serão oferecidos no Novo Ensino Médio. O protagonismo do estudante é um pilar importante do processo de aprendizagem e altamente estimulado no colégio PGD desde os primeiros anos de ensino. 

“O empreendedor é, independente do seu ofício, alguém que se propõe a realizar algo e que está disposto a superar os desafios encontrados no percurso. Empreender é, acima de tudo, uma questão atitudinal. Por este motivo o Projeto de Vida conterá propostas e atividades que incentive, potencialize e favoreça o protagonismo do estudante na escuta da sua realidade, no levantamento de hipóteses, na argumentação e resolução dos problemas”, revela o professor Demilson Parolin, Coordenador do Ensino Médio do PGD.

Projeto de Vida é algo que podemos pensar desde já? 

Sim, desde sempre! A proposta é que o aluno tenha autonomia e seja o ator principal em sua trajetória de aprendizado. Pense: o que você deseja para você, para o seu entorno e para o mundo? Suas escolhas e atitudes vão impactar sua formação como aluno, cidadão e ser humano. 

O projeto de vida lida com competências e habilidades para a formação da pessoa, alinhado com seus ideais e com a sociedade onde está inserido.

Como o Ensino Médio prepara os estudantes para o ingresso na universidade e escolha profissional, é importante que eles estejam preparados para essa nova fase. Assim, um dos principais objetivos do Novo Ensino Médio é permitir que eles desenvolvam condições para decidir seu futuro profissional e pessoal, proporcionando o contato com os mais diversos saberes para tomar as melhores decisões.

“O tema central é o desenvolvimento das competências necessárias para o empreendimento em qualquer área de atuação profissional. Nesta proposta o estudante terá de aprender sobre o impacto das suas ações na construção de seu Projeto de Vida. Com isso, propõe-se que os estudantes possam se dedicar ao que desejam para si. Como destacamos, o autoconhecimento é essencial para que as decisões sejam feitas de maneira consciente, em benefício da construção do futuro”, reforça Parolin.

Seja o protagonista

Para garantir que os estudantes assumam o protagonismo de suas vidas e possam definir seu próprio Projeto de Vida, a escola estará presente nesse processo, considerando suas potencialidades com abordagens nas áreas pessoal (buscando autoconhecimento, identificações, entre outros aspectos), social (refletindo seu papel como cidadão etc.) e profissional (observando habilidades, competências e afinidades, por exemplo).

Será uma jornada de construção e descobertas. Assim como o mundo e nossos jovens mudaram, o Colégio PGD está em constante pesquisa para oferecer as melhores ferramentas e estruturas para que nossos alunos e professores possam mergulhar neste novo formato.

Para saber mais sobre o Novo Ensino Médio: 

Novo Ensino Médio incentiva o protagonismo dos alunos: https://www.pgd.com.br/2021/05/17/novo-ensino-medio-incentiva-o-protagonismo-dos-alunos/