O que as Olimpíadas e os estudantes têm em comum?

Blog Colégio PGD Ensino Médio 9 de agosto de 2021

Uma verdadeira maratona de jogos e disputas pelo lugar mais alto do pódio. Os Jogos Olímpicos, que terminaram no último domingo (08) no Japão entram definitivamente para a história como os jogos da pandemia. Mas, para além dos recordes, superação de marcas e estádios sem público, a competição ficará eternizada por mostrar também que os atletas são humanos e com vulnerabilidades. 

Um grande marco foi a ginasta Simone Biles que surpreendeu o mundo ao abandonar as provas da ginástica artística para cuidar de sua saúde mental. “Temos que proteger nossas mentes e corpos, não é apenas ir lá e fazer o que o mundo quer que façamos”, disse a atleta, quatro vezes medalhas de ouro no Rio em 2016.

Não somos como Simone Biles, mas todos nós, em maior ou menor grau, sabemos o que é estar sob pressão. No mundo corporativo precisamos superar metas; no campo da produtividade estamos sempre em busca do melhor desempenho; no mundo digital, a necessidade em ser perfeito o tempo todo; e nossos vestibulandos, na escolha do curso e na pressão dos estudos para as provas.

Todas essas cobranças nos causam, também em maior ou menor grau, sofrimentos mentais. O sofrimento mental é algo invisível e por isso mesmo, muitas vezes é incompreendido. Pode ser confundido com fraqueza ou insegurança. Esses momentos de fragilidade – seja por não estar conseguindo estudar, por ainda não ter escolhido o curso, ou por se sentir pressionado pelos familiares ou conhecidos – é um momento pelo qual todos nós passamos. 

Conversar ajuda

Cuidar da saúde mental é fundamental. Seja conversando com amigos, familiares, profissionais ou pessoas de sua confiança, compreender e discutir metas possíveis pode levar a resultados mais produtivos. Conversar ajuda a clarear as ideias e o pensamento. 

Para quem está no ciclo do Ensino Médio e precisa refletir sobre o vestibular, a pressão está presente, mas não precisa ser uma jornada dolorosa. Assim como os atletas que contam com técnicos, nossos estudantes têm à disposição um time completo para oferecer suporte, pois é necessário ter uma estratégia, um plano de ação para os estudos. Fale com a gente!

Dar o seu melhor

A atitude de Simone Biles em se afastar tornou transparente a questão da saúde mental, e essa mesma atleta incrível mostrou maturidade e força ao voltar para a competição para conquistar a medalha de bronze na trave. Foi demais, não?

Na última semana de competições, um dos grandes destaques foram as provas de skate park. A equipe feminina do Brasil não foi para a final, mas as meninas deram um show de empatia e superação, ao apoiar as outras competidoras e falar sobre a modalidade. “Acho que tem muita superação nas Olimpíadas, o skate ensina a gente o tempo todo a cair e levantar”, completou a atleta Yndiara Asp.

As conquistas de medalhas que vimos em todos esses dias dos Jogos Olímpicos, mostraram muitos, mas muitos exemplos de vitórias, e de derrotas que se tornaram vitórias. Como o esporte, que demanda longos treinamentos e privações, o vestibular é também uma prova que ocorre após um longo período de estudo e dedicação. E estar com a saúde mental em dia é imprescindível para o sucesso nos dias de prova, porque assim é a vida. Perdemos, ganhamos, caímos, levantamos, e seguimos adiante perseguindo nossos sonhos.