“A Escavação”: arqueologia e grandes descobertas

Blog Colégio PGD PGD Cultural 16 de agosto de 2021

Em um filme com bela fotografia e direção de arte, “A Escavação” está disponível na plataforma Netflix desde janeiro de 2021, e apresenta-se como uma excelente opção para quem curte aquela sessão pipoca e cobertor (tudo bem, em Londrina a temperatura já está subindo, então ficamos só com a pipoca, de boa!).

A trama conta a história de uma rica viúva (Carey Mulligan) que, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, contrata um arqueólogo amador (Ralph Fiennes) para desvendar os tesouros em sua propriedade. Eles acabam fazendo aquela que seria uma das descobertas mais importantes do Século XX. 

O filme é baseado no livro de John Preston lançado em 2007, e estrelado por Carey Mulligan e Ralph Fiennes. Conta também com as participações de Lily James, Johnny Flynn, Ben Chaplin e Ken Scott. 

Fatos reais

Novamente, esta produção é baseada em fatos reais (adoro!), e se passa em Sutton Hoo, região próxima a Suffolk no Reino Unido. Edith Pretty, viúva e principal personagem do longa, alimenta interesse por arqueologia e compra a propriedade motivada pela existência de um cemitério viking. Em 1938, ela contrata Basil Brown para escavar o local. Brown (Fiennes) foi indicado pelo museu local, onde já havia trabalhado como arqueólogo, mesmo sem formação. 

Para quem curte História Geral e Arqueologia, o filme é repleto de curiosidades e desperta grande interesse em entender mais sobre a história. Para os fãs da Sétima Arte, o filme tem as atuações excelentes de Ralph Fiennes e Carey Mulligan, e direção de arte incrível. As imagens das escavações no longa e nos registros históricos são de grande semelhança. (Vale a pena dar aquela pesquisada básica!)

A Escavação (The Dig), 2021

Direção: Simon Stone

Elenco: Carey Mulligan, Ralph Fiennes, Lily James, Johnny Flynn, Ben Chaplin, Ken Scott

Roteiro: baseado no livro de John Preston

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=gAE2aRlsHYo