Musicalização: benefícios desde os primeiros anos de vida

Blog Colégio PGD Educação Infantil 6 de setembro de 2021

A música é uma das expressões artísticas mais belas criadas pelo homem. Ela também está ligada aos sentimentos: se estamos felizes, cantamos. Se vamos festejar: solta o som, DJ! Pela música, acalmamos nossos filhos, ninamos para que durmam em paz, transmitimos nossa herança musical com aquelas cantigas que fizeram parte de nossa infância (Lembra do Sapo, que não lava o pé? É sobre isso!). 

Pois então! A música está envolta por sentimentos e sensações, além de ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento das crianças. Aqui no Colégio PGD, os alunos têm a oportunidade de vivenciar todos os benefícios por meio da Musicalização, atividade extracurricular oferecida para o Berçário e para o 1º ano da Educação Infantil. 

“A música se faz presente na vida do ser humano desde o ventre materno, portanto, o bebê já nasce um ser musical. Desde o útero, as crianças já estão rodeadas de diferentes sons, barulhos e ruídos. Desde o nascimento, os sons já são emitidos pelo primeiro instrumento do homem: a voz. Desde os primórdios, a música era simplesmente sons vocais. A música evoluiu como uma linguagem e exerce papel significativo na sociedade. A música faz parte da história do povo e da espécie humana”, revela a professora Priscila Vilar. 

Segundo a professora Priscila Vilar, a musicalização também auxilia no desenvolvimento de outras capacidades das crianças. “A musicalização tem como objetivo fazer uso de atividades musicais que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvirem com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons, além de desenvolver aspectos técnicos que serão fortes aliados em todas as áreas do conhecimento e principalmente, para a formação do ser na sociedade”.

Benefícios

A musicalização contribui para o despertar e para a sensibilização do conhecimento musical, desenvolvendo o gosto pela música, além de aguçar a percepção, memória auditiva, concentração, criação, imaginação, e muito mais.

“A música contribui também no cognitivo linguístico e afetivo que, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber, melhor será seu desenvolvimento intelectual. As aulas auxiliam no sócio afetivo, pois é no desenvolvimento da autoestima que a criança aprende a se aceitar como é e com suas capacidades e limitações, adquire respeito por si e pelos outros, estimula a autodisciplina e reforça os vínculos familiares. A música sensibiliza a audição e cria o hábito para a escuta”, explica Priscila Vilar.

Aulas práticas 

As atividades têm duração de 45 minutos e divididas por turmas. Durante as aulas são trabalhados diversos repertórios de canções populares de culturas diferentes, parlendas e música clássica. Também são propostos jogos e brincadeiras por meio dos sons com o próprio corpo, músicas e histórias interativas cantadas, apreciação e percepção musical, gestos em contexto musical, práticas rítmicas com objetos sonoros, instrumentos musicais, brinquedos e objetos encontrados pela sala.

Se interessou? Entre em contato com a coordenação para obter mais informações!