Colégio PGD: uma Escola Associada da UNESCO

Blog Colégio PGD 13 de setembro de 2021

Uma escola com propósito. Além do ambiente acolhedor, focado em resultado e em constante movimento, o Colégio PGD sempre desenvolveu projetos alinhados com os valores e princípios pelos quais acredita e também propostos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)

A pergunta inevitável então surgiu: Por que não reunir nossas ideias, valores e princípios e nos comprometer com os princípios educacionais também recomendados pela UNESCO, de forma a contribuir para com a paz, com o desenvolvimento sustentável etc.? 

Assim, desde 2017, o Colégio PGD faz parte do PEA (Programa das Escolas Associadas) da UNESCO, uma iniciativa que une 11 mil escolas de 180 países em torno dos princípios difundidos pela entidade: construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável, formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global, entre outros.

“Em 2016 iniciamos o processo com o envio do Formulário de Manifestação de interesse à Coordenação Nacional do PEA e, a partir de um primeiro aceite, começamos a participar como escola candidata, atuando em todas as atividades do PEA e conhecendo o grupo de escolas já integradas”, relembra a diretora geral do Colégio PGD, Patricia Gois Bonesi. 

O processo de admissão passou por São Paulo, e meses depois seguiu para Paris, para a decisão final da Coordenação Internacional do PEA-UNESCO, baseado nas políticas globais de certificação de novas Escolas Associadas. Após um período de espera de aproximadamente um ano e meio, o PGD foi aceito como escola associada. 

“Nesse contexto global e no plano pedagógico, os projetos desenvolvidos segundo as temáticas da UNESCO, desenvolvemos também os quatro pilares da Educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer”, reforça a diretora.

Segundo o programa, escolas como o PGD tornam-se um laboratório de ideias para promover novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas nos valores e prioridades da UNESCO. São conhecidas como um polo de formação e aprendizagem colaborativa, permitindo aos diretores, professores, estudantes e a comunidade escolar integrar os valores da UNESCO e se tornar modelos em sua comunidade.

Então, seja bem-vindo ao Colégio PGD, uma escola do PEA UNESCO!
Saiba mais sobre o PEA UNESCO: http://www.peaunesco.com.br