“O menino que descobriu o vento”: emocionante e inspirador

Blog Colégio PGD PGD Cultural Sem categoria 24 de setembro de 2021

Fato! Existem filmes que são genuinamente inspiradores. É o caso de “O menino que descobriu o vento”, onde o espectador embarca na história real (De novo fatos reais? Sim, adoro!) de William Kamkwamba, um menino de 13 anos que vive com a família no Malauí, um dos países mais pobres da África.

Em 2001, o país foi assolado por uma seca severa e a plantação da família de William acabou devastada. Sem poder pagar por sua educação, William foi forçado a deixar a escola e a ajudar a família num momento em que milhares de pessoas pelo país morriam de fome. 

Apesar de todos os obstáculos, o adolescente encontrou numa pequena biblioteca o caminho para persistir em seus sonhos: com muita curiosidade e imaginação, ele conseguiu vencer as adversidades para melhorar a vida de todos a sua volta.

Como? William descobriu, através da leitura de livros, o funcionamento dos moinhos de vento e decidiu apostar num projeto audacioso: construir uma engenhoca para oferecer eletricidade e água encanada à sua família, um luxo para a população do Malauí.

A produção tem a direção do ator Chiwetel Ejiofor, que faz o papel de Trywell, pai do nosso protagonista. Disponível na Netflix, filme é uma história de resiliência e superação. O roteiro foi produzido depois que William Kamkwamba contou a própria vida no livro que serviu de base para o filme. A história de William tem como objetivo não só nos sensibilizar, mas também nos inspirar a não desistir daquilo que queremos, por mais difícil que pareça. 

“O menino que descobriu o vento”

Diretor: Chiwetel Ejiofor

Lançamento: 2019, disponível na Netflix

Baseado no livro: The Boy Who Harnessed The Wind, de William Kamkwamba e Bryan Mealer

Atores: Chiwetel Ejiofor, Maxwell Symba, Aïssa Maïga, Lily Banda

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=OBprnlpM744