“Luca”: um desenho sobre amizade e belas paisagens

PGD Cultural 19 de novembro de 2021

Eu sou aquele tipo de pessoa que chora em comercial de perfume, inauguração de supermercado e em todos os desenhos animados. E com “Luca” não foi diferente. O longa de animação dos estúdios Pixar lançado em junho de 2021, é doce, muito muito fofo, e está disponível na plataforma Disney+. 

Em Luca, acompanhamos uma história repleta de aventuras, lindas paisagens, sorvetes, competições, massas e novos amigos. A diferença é que Luca e seu amigo Alberto são monstros marinhos que até então viviam no fundo do mar.

Movidos pela curiosidade e pelo desejo de terem uma Vespa (um tipo de scooter de época), os amigos vão para a cidade Riviera Italiana chamada Portorosso, e lá conhecem a jovem destemida Giulia. Essa é uma história sobre liberdade e crescimento. 

As aventuras de Luca e Alberto são baseadas na infância do diretor Enrico Casarosa e seu amigo, também chamado Alberto, vivida em Gênova, na Itália. Além da amizade entre os meninos, a produção também aborda a diferença entre os mundos e como pode ser esta convivência, mas de uma forma leve e bastante acolhedora. O visual e a ambientação da cidade são um deleite e um dos destaques desta produção pela riqueza dos detalhes.

Somam-se a este cenário de férias e aventura, alguns ensinamentos – “Silêncio, Bruno!” – que mostram que, às vezes, é preciso calar o nosso lado inseguro, ativar o modo coragem, e garantir uma certa dose de loucura, para a vida ganhar novas camadas de sabor.

Serviço: 

“Luca” (2021)

Direção: Enrico Casarosa

Roteiro: Mike Jones e Jesse Andrews

Elenco: Jacob Tremblay, Jack Dylan Grazer, Emma Berman