A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Colégio PGD Fundamental Anos Inciais 14 de fevereiro de 2022

Quando a criança sai da Educação Infantil para entrar no Ensino Fundamental, ela está acessando uma nova etapa de sua vida e para isso precisa enfrentar alguns desafios: novos professores, nova classe, conteúdos mais complexos, mais exigência nas avaliações, mais responsabilidades. 

É um período repleto de mudanças tanto para os alunos quanto para os pais. As novidades geram empolgação, mas trazem também uma dose de insegurança e ansiedade. Neste momento, a parceria entre família, escola e aluno pode fazer toda a diferença, como explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do PGD, Silvana Storti Brunetti.

“O ingresso para os Anos Iniciais, que vai do 1º ao 5º ano, é um grande desafio para os pequenos. Até então, na Educação Infantil eles tinham uma rotina envolta por atividades mais lúdicas, brincadeiras, e agora eles passam a ter mais responsabilidades. É uma fase de aprendizagem que exige atenção e carinho por parte dos pais e dos professores. Estamos falando de um período fundamental de formação das crianças.”

E as mudanças já começam no espaço físico. A partir de agora, eles passam a estudar no ‘PGD de Cima’, termo que eles mesmos inventaram e usam para identificar o prédio onde ficam as salas do Fundamental e Ensino Médio. 

(A propósito, o “PGD de cima” passou por muitas mudanças no ano de 2022! Confira ao final do blog as imagens das novas salas do Fundamental – Anos Iniciais.)

Silvana Brunetti enfatiza que é preciso respeitar a carga de informação e conteúdo que as crianças vão receber. “Nos primeiros dias, a escola trabalha a interação dos alunos, para que eles conheçam os colegas e também essa nova estrutura física que forma o ‘PGD de Cima’. Estamos o tempo todo observando e avaliando esse aluno no que se refere ao desenvolvimento motor e psicomotor, e é importante que a escola e a família estejam alinhadas na construção da segurança dessa criança, para que ela se ambiente e se sinta acolhida.”

Mais independência, mais responsabilidade 

“A escola está sempre relembrando que agora eles terão uma nova rotina, com novos formatos de aulas, entre outros aspectos. No canto do quadro, os professores sempre colocam a agenda, para saberem que aulas terão e não ficarem ansiosos. Eles também têm uma agenda física para terem acesso às atividades e tarefas a serem realizadas. Os pais conseguem acessar as atividades dos filhos pelo site, mas é legal que os pequenos peguem suas agendas e vejam quais são as tarefas. Assim eles desenvolvem mais independência e criam senso de responsabilidade.”

Dicas para os pais

A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do PGD dá algumas dicas para lidar com este momento de transição: “É bacana os pais trabalharem com reforços positivos: de que eles venceram mais uma etapa na vida deles e que a agora as atividades vão mudar um pouco mais, exigindo mais responsabilidades, que isso é uma vitória, e por aí vai…”.

A tarefa é das crianças 

“É legal que, em casa, os pais ajudem os filhos a encontrar um local arejado, iluminado e sem distrações para que eles façam suas atividades. Os pais também não podem perder de vista o fato de que as crianças estão aprendendo. Fazer a tarefa é responsabilidade delas, então, tem que respeitar isso, e ter em mente que a criança está aprendendo, está se formando.”

Muita calma nessa hora

“Respeitar o momento deles, orientar na hora da tarefa e não fazer por eles. As crianças estão construindo capacidades, então é preciso ter paciência”, finaliza a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do PGD, Silvana Storti Brunetti.

Conheça as novas salas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais