Muito além das apostilas: o que Ensino Médio do PGD oferece aos alunos

Blog Colégio PGD Ensino Médio 28 de março de 2022

O aluno que está no Ensino Médio está vivenciando muitas mudanças. É uma fase de tomadas de decisões relevantes na vida de qualquer jovem: qual carreira profissional escolher? Qual a melhor faculdade? Morar em outra cidade? São muitos os questionamentos para mentes que ainda estão amadurecendo. 

Para isso, é fundamental para uma boa escola oferecer uma estrutura pedagógica consistente, com aulas e suporte para ajudá-lo nesta caminhada e também para dar segurança ao aluno nesta fase. Além disso, há todo um trabalho de orientação e apoio para que ele se sinta acolhido e amparado em qualquer situação. 

O que o Ensino Médio do PGD oferece aos alunos?

Apoio Pedagógico

Além das atividades rotineiras em sala de aula, o PGD oferece apoio pedagógico para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio que tenham alguma dificuldade nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química. “Nas aulas de Apoio, o professor retoma os conteúdos dados em aula e esclarece dúvidas dos alunos. É um acompanhamento que acontece semanalmente, durante todo o ano. São atividades direcionadas, mas estão abertas a todos os interessados”, reforça o coordenador do Ensino Médio Demilson Parolin.

Foco no vestibular e Enem

Para os alunos que estão na 3ª série, grande parte do trabalho é focado em preparar o aluno para o vestibular e Enem. “Para isso, organizamos plantões com aulas teóricas, espaço para os alunos também poderem tirar suas dúvidas, muitos exercícios com questões de vestibulares. Nesse ambiente, os professores vão encaminhando os alunos para um formato já de prova, ajudando-os a criarem estratégias de resolução de problemas e de tarefas.”

Parolin reforça que os plantões de aprofundamento da 3ª série são abertos a todos os alunos que estejam se preparando para o vestibular. “Recomendamos que eles participem para terem mais contato com o ambiente e certamente, vai contribuir para diminuir as dificuldades junto às provas de acesso às universidades.” 

Orientação profissional 

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do PGD podem se inscrever para participar da Orientação Profissional, um serviço bem bacana que o colégio oferece para alunos que tenham dúvidas sobre carreiras e escolhas futuras. É uma oficina coordenada pela psicóloga Zenir Pascutti, que atua como uma facilitadora nesta jornada de autoconhecimento.

“A orientação tem início no 2º semestre e após 15 encontros, os alunos e os pais têm uma devolutiva com feedback, leitura do resultado dos testes que o aluno realizou, e uma conversa sobre o resultado e os próximos passos”, conta Parolin. O coordenador reforça que a partir deste ano, com o Novo Ensino Médio, os alunos também participam do Projeto de Vida, “uma disciplina que tem esse caráter de autoconhecimento e de ajuda para o aluno escolher uma carreira profissional com mais facilidade.”

Orientação Educacional

As atividades voltadas para a Orientação Educacional estão mais relacionadas ao comportamento. “Nosso trabalho gira em torno desse aluno: como está o processo de aprendizagem, como está o comportamento dele, como isso está contribuindo dentro das atividades que ele tem que fazer… É um trabalho constante e dinâmico, que necessita de abordagens e estratégias específicas”, explica a orientadora educacional Denise Américo.

Denise conta que os aspectos externos – o impacto da pandemia em nossas vidas, questões familiares e pessoais, a própria adolescência, os amigos etc. – tudo acaba por afetar os meninos. 

“O PGD oportuniza aos alunos, rodas de conversa onde eles podem escutar questões relacionadas à idade deles. Autoestima, organização de vida e de ações que têm que tomar, dar essa abertura, trazer essa reflexão, esse debate. Nosso trabalho no Colégio PGD é fazer com que o aluno se reconheça nesse espaço, que ele se sinta pertencente à escola, algo que é muito pertinente ao PGD: aqui na escola trabalhamos com esse acolhimento que traz uma calmaria e proteção aos meninos”, completa Denise Américo.

Saiba mais detalhes do Ensino Médio do PGD clicando aqui