A Páscoa no PGD!

Colégio PGD Eventos Sem categoria 18 de abril de 2022

A Páscoa é uma comemoração muito importante, ligada à crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Foi neste clima de celebração, renascimento e vida, que o Colégio PGD realizou atividades para celebrar esta importante data.

Os alunos do 3º ano do Fundamental – Anos Iniciais realizaram uma bela apresentação com encenação e música referentes à Páscoa, com a participação especial dos alunos do Berçário, Infantil e demais alunos do Fundamental Anos Iniciais, com a interpretação da canção “Quebrantado” em inglês e português. O aluno Daniel Jonatas, do Ensino Médio acompanhou o coro ao violão.

“A importância desta ação é para que os alunos aprendam e vivenciem este ato de amor para com eles e que devemos lembrar na Páscoa o quanto Jesus foi fiel para conosco”, explica a professora de Formação Cristã, Eliana Campos. “O PGD é uma escola Cristã e essa festa relembra todo o processo de crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro da visão dos cristãos, a Páscoa é uma celebração que evidencia o caráter divino de Cristo, pois, após seu sacrifício (a crucificação), a humanidade foi salva por este ato de amor de Jesus.”

A professora Eliana ressalta que a ressurreição foi a demonstração do poder de Deus. “Uma vez cumprido o seu propósito (salvar a humanidade), ele morreu, mas, três dias depois, venceu a morte e ressuscitou. Os cristãos entendem a Páscoa como uma demonstração da misericórdia de Deus com os humanos.”

Nossos alunos também fizeram juntos a santa ceia, partilhando o corpo e o sangue de Cristo.

Para o Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio a celebração foi o nosso habitual “Fala Sério”. Um momento de reflexão em que os alunos são colocados a pensar sobre o verdadeiro significado da Páscoa e entrar em comunhão com seus colegas. Quem guiou o “Fala Sério” foi o pastor Daniel Zemuner e a pastora Camila Zemuner. 

 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16) 

O significado da Páscoa

A reflexão sobre o verdadeiro significado da Páscoa também ecoou no Ensino Médio. Desde o início do ano, os alunos do Itinerário de Ciências Humanas vêm discutindo sobre empreendedorismo e empreendedorismo social, e com a proximidade da Páscoa, surgiu a iniciativa de ajudar outras instituições. 

“A Páscoa é um momento de gratidão, de reflexão sobre ajudar o próximo, então surgiu a ideia de arrecadar chocolates para doar para crianças necessitadas. Os alunos se responsabilizaram pela arrecadação e abraçaram a ideia. Passaram pelas salas do Fundamental, falaram da arrecadação de chocolates, passaram no Ensino Médio dando o recado”, revela Luana Cristina Silva Soares, professora do Itinerário de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Além de bombons, foram arrecadadas barras de chocolate para a produção de ovos, confeccionados pelos alunos na cozinha do colégio. Toda a arrecadação foi repassada para o Centro de Educação Alegria.

A Páscoa tem significados diferentes dependendo da cultura e da época. Antes de estar associada à figura de Jesus, a festa marcava a transição entre inverno e primavera, no hemisfério norte. A ideia incorporada à data é a de passagem de uma época de escuridão e frio para uma fase de luz e vida.

Aliás, a palavra “páscoa” (“peschad”, em hebreu; “paskha”, em grego e “pache”, em latim) significa exatamente “passagem”. Ao longo da história, a celebração foi ganhando conceitos, símbolos e festejos de acordo com o costume de cada povo.