Infantil Integral: um dia inteiro de descobertas e aprendizado

Colégio PGD Educação Infantil 26 de abril de 2022

A Educação Infantil tem um papel fundamental para que a criança amplie seu convívio social além do núcleo familiar. É a fase onde os pequenos aprendem a se relacionar com os amiguinhos, um período cheio de descobertas intelectuais, motoras, afetivas e artísticas.

Na Educação Infantil Integral do PGD os alunos passam o dia todo na escola, e cumprem uma série de atividades, aprimorando suas habilidades cognitivas, motoras e sociais. Para deixar esta fase ainda rica e frutífera, o PGD oferece uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento completo da criança, como explicam as professoras Helena Cléria Schmoller Menon e Marianna Mendes Silva:

“O Infantil Integral traz crianças do Nível 3 ao Nível 6 da Educação Infantil, com idades entre 2 e meio a 6 anos. Aqui tudo é planejado para o desenvolvimento da criança, respeitando seu tempo. Oferecemos espaços e momentos para a criança brincar, explorar, expressar-se e conhecer-se. O diferencial é que a criança participa de atividades diversas e lúdicas, e ao mesmo tempo aprende com a rotina, faz amigos, desenvolve sua autonomia, melhora a interação e a socialização com as participações nas atividades e brincadeiras.”

Almoço cuidadosamente preparado 

“Após a aula, nos reunimos com as turminhas de cada nível no refeitório para o almoço. No começo do ano muitas crianças não comiam alguns alimentos, mas vendo os outros amigos comendo, passaram a aceitar mais os alimentos oferecidos. Lembrando que todas as refeições são preparadas no colégio com orientação nutricional, com nossa nutricionista Evelise Torreti.”

A hora do soninho 

“Depois do almoço vamos para nossa sala e fazemos a higiene bucal, preparando para descansar. As crianças têm 90 minutos para um soninho bem gostoso, com mantas feitas pela avó Silvia (Sra. Silvia Gois, fundadora do colégio) com muito carinho, cama apropriada, espaço aconchegante com ar, e o cafuné das professoras.”

Um dia especial para nossos aluninhos dormirem

Atividades vespertinas 

Às 14h, as crianças passam para as atividades da tarde, seguindo o seguinte cronograma: 

Segunda-feira: Gastronomia com a Professora Nutricionista Evelise;

Terça-feira: Motricidade com o Professor Henrique;

Quarta-feira: Flauta com a Professora Priscila;

Quinta-feira: Literatura com a Professora Kelly;

Sexta-feira: Oficina de Arte com a Professora Carol.

Lanchinho da tarde e brincadeiras

“Na sequência, os alunos fazem mais um lanche e depois, orientamos as crianças nas tarefas. Na sequência, vamos para um momento mais lúdico, como as brincadeiras no parque, na areia, jogamos bola na quadra, exploramos os lugares na escola, realizamos atividades com tintas, jogos de montar, entre outras brincadeiras. Para finalizar o dia, nos preparamos para jantar e esperar os pais chegarem”, explicam as professoras Helena e Marianna da Educação Integral Infantil do PGD.

Aprendizagem e ludicidade 

No PGD, os fundamentos são aplicados de forma lúdica, explorando todas as competências e habilidades das crianças. Veja o que diz a professora auxiliar, Marianna Mendes Silva: 

“Todas as atividades realizadas com o Infantil Integral são importantes para o desenvolvimento da criança. Porém o que mais gosto é que trabalhamos com flexibilidade e a diversidade, pensando em um momento de aprendizagem e ludicidade ao mesmo tempo.”

Aprender de forma lúdica é mais gostoso

Todo cuidado para o bem estar da criança

Educação Infantil Integral do PGD atua de forma conjunta: atende satisfatoriamente os pais que trabalham fora o dia todo, e oferece um importante meio de desenvolvimento pessoal e social para a criança, como destaca a professora regente, Helena Cléria Schmoller Menon:

“Temos diversas atividades com o olhar para o pedagógico e muitas brincadeiras ao ar livre, jogos e atividades de exploração de todo o espaço que nosso colégio oferece. Aqui, no integral do colégio, é oferecido todo o cuidado para o bem-estar da criança, com alimentação voltada para o saudável, respeitando o descanso após o almoço, socialização e o respeito com cada criança, suas emoções e sentimentos. Nosso foco é voltado para que os pequenos se sintam à vontade e acolhidos.”

Um dia de SPA 

Um exemplo de atividade lúdica e super divertida do nosso Integral foi o dia no SPA! As professoras Marianna e Helena prepararam cada detalhe para que eles se sentissem em um SPA de verdade. Teve alongamento, escalda pés, massagem relaxante, parede com plástico bolha, música ambiente e até alguns penteados diferentes! Será que eles gostaram? 

Quer saber mais sobre Educação Infantil Integral do PGD? Entre em contato conosco: 

43 3372-7555 

pgd@pgd.com.br