Professores do PGD fazem avaliação positiva dos Itinerários Formativos

Ensino Médio 9 de maio de 2022

Com o fechamento do bimestre, os professores do PGD avaliam como foram as atividades oferecidas aos alunos da 1ª série do Ensino Médio através dos Itinerários Formativos. Nesta primeira etapa o resultado é positivo, tanto para os estudantes quanto para os professores.

Os Itinerários Formativos fazem parte do Novo Ensino Médio e são disciplinas que os alunos podem escolher o que cursar de acordo com o que mais gostam de estudar e do que faz sentido para que sejam protagonistas de suas escolhas no futuro. É através dos itinerários formativos que eles podem se aprofundar nos conhecimentos de uma determinada área de formação técnica e profissional – ou mesmo no conhecimento de duas ou mais áreas.

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

Professora Laura Tanaka – Metodologias ágeis para a resolução de problemas 

“O 1º bimestre serviu para nós e os alunos adentrarmos na dinâmica do novo ensino médio, que propõe um método de ensino completamente inovador. Nesse sentido, esse primeiro momento serviu para os alunos compreenderem quais habilidades querem desenvolver e, sobretudo, no meu itinerário, para o mercado de trabalho. Para isso, precisamos quebrar alguns paradigmas sobre o que é verdadeiramente trabalhar em equipe, sobre o fato de que criatividade pode ser aprendida e exercitada, sobre atividades simples e divertidas nos trazerem ensinamentos abstratos valiosos. Certamente, as atividades são um aprendizado, tanto para o aluno quanto para mim, que exercito meu lado empático em escutar as demandas do aluno sobre buscar um aprendizado significativo para a vida e para o trabalho. Como professora, estou encantada com o processo, pois posso ser criativa e inovadora ao ensinar conceitos teóricos complexos do mercado de trabalho de maneira leve e didática. Durante o processo, também prezo para que o aluno constantemente faça uma autorreflexão sobre se aquela atividade faz sentido para ele, se ele enxerga uma prospecção e usabilidade futura nela, se ele se sente melhorando, ou seja, se ele se sente parte daquilo, afinal o ensino é para e por ele.”

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS 

Professor Luiz Felipe Negrão de Souza – Brasilidades 

“Estamos trabalhando bastante com o conceito de identidade e como ela é construída para tentar responder alguns questionamentos básicos: quem é o Brasil, o que é o Brasil e os brasileiros, procurando entender a diversidade de discursos sobre os temas. Trabalhamos a partir de dados, mapas, gráficos, para conhecer o Brasil de uma forma mais complexa e profunda. Desconstrução de determinados estereótipos, identificação de alguns, e as atividades mais práticas. Diferentemente de uma aula expositiva, a ideia é que eles sejam protagonistas do processo, que pesquisem, busquem informações e discutam sobre os temas. A experiência está sendo positiva por perceber esse espaço de discussão. Nos itinerários isso passa a ser central e os alunos estão gostando. Eles gostam de contribuir, trazer experiências deles no cotidiano e isso tem ajudado bastante para evolução do itinerário.”

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Professor Junio Cesar da Silva – Mundo sustentável 

“No 1º bimestre trabalhamos a autonomia do aluno, para que ele possa adquirir competência, desenvolver algumas habilidades, algo que, de fato, vem acontecendo. Temos 18 alunos participando, com grande participação das meninas, e nesse 1º bimestre focamos a água como bem maior da humanidade. Nas atividades, desenvolvemos sistema de tratamento, desde os tradicionais – semelhante ao da Sanepar – e também o tratamento de água proveniente dos aparelhos de ar condicionado. Processamos uma média de 20 litros de água por dia, por aparelho, uma água de reuso que poderia ser aproveitada ao invés de ficar só gotejando. Também trabalhamos com sistema de destilação de água salgada e de chorume a partir de sistemas de evaporação, estufas onde a água evapora, bate no plástico transparente, condensa, escorre em canaleta e é recolhida sem impureza. Um sistema bastante utilizado em locais onde a água é salobra e com poucos recursos, como na região do agreste nordestino.”

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Professora Luana Cristina Silva Soares – Empreendedorismo e o novo mundo do trabalho 

“Os alunos estão vendo como funciona uma empresa, o que é empreendedorismo, quais os tipos de empreendedorismo existentes, quais são as áreas de uma empresa, como ela funciona, o perfil de cada profissional para uma vaga de emprego. Agora estamos passando para criação de uma empresa: cálculo de custo para venda de produto e começar a abrir a empresa, testar receitas, criação de logomarca etc. Neste 1º bimestre realizamos uma ação social de arrecadação de chocolates, produção de ovos de Páscoa e doação para uma entidade beneficente.”

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Professor José Hermano Teixeira Junior – Minhas finanças 

“Inicialmente, os alunos estudaram a diferença entre matemática financeira e educação financeira. Depois os alunos estudaram os tipos de produtos bancários, tipos de crédito, empréstimos, financiamentos. Fizeram simulações de tais operações financeiras, comparando com simulações reais, levando em conta as taxas, impostos e seguros de tais produtos.”

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 

Professor Bruno Rostirolla – Jovem programador 

“Estamos tendo a oportunidade de aprender com os alunos, algo muito visado no mercado de trabalho, que são os profissionais de TI. Tenho falado que se levarem a sério e por conta própria se empenharem, terão emprego garantido. Hoje as empresas estão pagando treinamento para pessoas interessadas em programação. Aqui nas aulas, trabalhamos uma abordagem mais inicial, estou ensinando temas que são comuns a todos os ambientes de linguagem de programação. Cada sistema, cada site tem uma linguagem de programação diferente, mas existem certas coisas que são universais, como a ‘variável’, ‘função’, ‘retorno de função’, e ‘classe’. Os alunos estão entendendo e aprendendo a pensar de maneira estruturada e organizada, algo que faz parte da Matemática. Para resolver o problema é preciso passar pelas etapas e na programação é a mesma coisa. Os comandos são executados da mesma forma. A criação do algoritmo deve ser bem pensada e estruturada, e acho que os alunos estão gostando. Estamos usando muito o computador com muita atividade prática.”

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 

Professora Claudia Bettoni Pavanelo – Jornalismo digital

“Estamos trabalhando na produção de um site que faz a cobertura dos eventos relacionados aos itinerários e as atividades da escola. Os alunos se comprometem com a produção das matérias, do registro das fotos, com a seleção dos conteúdos mais relevantes e também são responsáveis por produzir podcasts para dar acesso àqueles que não conseguem fazer a leitura dos textos do site. O site ainda não está disponível, deve ser lançado no meio do ano. O projeto tem o apoio do departamento de marketing do Colégio PGD. Os alunos também estão trabalhando na cobertura dos 25 anos do colégio, com entrevistas e relatos de pessoas relevantes na trajetória da escola: fundadores, gestores, funcionários mais antigos, pais que foram alunos.”

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 

Professor Pedro Sant’Anna Jardim – Iniciação e investigação científica

“Trabalhamos com um conteúdo que vinha sendo discutido nas aulas de Biologia: origem da vida, estrutura das células, origem dos seres vivos, microrganismos, etc. Fizemos testes, criamos microculturas, cultivo de diferentes colônias de bactérias em diferentes ambientes: telefone celular, maçaneta de porta, alimentos, e eles puderam ver esses microrganismos sempre com o olhar científico. Imaginar o que pode acontecer, formular melhor o experimento para chegar a um resultado, toda essa curiosidade e a discussão em como os resultados foram promovidos pelas práticas. É muito legal ver o descobrimento e a descoberta do olhar científico. Na próxima etapa, vamos trabalhar algumas ferramentas, preparar lâminas, mexer em microscópios. Vamos conseguir dar um pouco mais de substância, de bagagem, para poderem fazer análises mais focadas.”

No próximo semestre, os alunos poderão escolher se querem continuar nos Itinerários Formativos que escolheram neste primeiro semestre ou se preferem experimentar novas áreas.