Level Up: empreendedorismo e a criatividade

Colégio PGD Fundamental Anos Finais Metodologias Ativas 16 de maio de 2022

Os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do PGD participaram do Desafio Level Up, evento do Sebrae Paraná que tem como objetivo promover o empreendedorismo e a criatividade entre os alunos, despertando comportamentos e a mentalidade de inovação. 

No encontro, os alunos foram divididos em grupos para encontrar uma solução inovadora para o tema Educação. As atividades se desenvolveram no modelo de um hackathon, uma espécie de maratona que perdurou das 8h às 17h30, onde os estudantes ficaram mergulhados nas oficinas para a solução dos problemas.

Os alunos passaram por oficinas de Criatividade (design thinking e estruturas libertadoras), Canvas (modelagem de ideias), Mockup (participação de soluções), Pitch (apresentação do projeto) e tiveram os projetos avaliados por empresários e investidores.

Segundo a Coordenadora Educacional do Ensino Fundamental Anos Finais do PGD, Daise Anami, o Desafio Level Up ajuda a estimular o desenvolvimento da cultura de inovação no ambiente escolar. “A proposta visa preparar o aluno para o futuro, aumentando a confiança, a criatividade e o pensamento crítico para resolução de problemas. Ajuda os alunos a encontrarem seus propósitos e a aprimorarem as habilidades de liderança e colaboração. Eles tiveram três minutos para apresentar a solução de forma atraente e objetiva. A participação foi incrível, não saíram da mesa de trabalhos nem para comer. A escola ofereceu lanchinho durante todo o dia, e eles produziram soluções superinteressantes e escaláveis.”

10 escolas, 500 alunos

Ao todo, 10 escolas privadas de Londrina estão participando do desafio, com o envolvimento de aproximadamente 500 estudantes. Além disso, está previsto um evento misto que reunirá alunos de escolas públicas e privadas que não tiveram um evento exclusivo. 

1º lugar 

Após a maratona de atividades, três grupos do PGD foram classificados e receberam certificados e medalhas. O grupo que conquistou o 1º lugar recebeu um prêmio de R$1 mil. O evento contou com a colaboração de cinco professores mentores, que enriqueceram ainda mais a experiência.

Parabéns ao grupo vencedor, formado pelos alunos: Elisa Garcia, Felipe Matni, Ana Clara Reis, Letícia Akryghti, Pedro Avila e Lívia Muniz. Além de dividir o prêmio de R$ 1 mil, eles estão classificados para a final do Desafio Level Up, que acontecerá no Educare, o primeiro congresso internacional de educação de Londrina, realizado pela Acil e Sebrae Paraná, no dia 02 de julho, com premiações em dinheiro.

Emocionante 

Foi realmente fantástico e emocionante acompanhar o engajamento dos alunos durante o desenvolvimento de todo o desafio no Colégio PGD”, enfatiza Ana Paula Murakawa, agente do Ecossistema Local de Inovação em Londrina pelo Programa de Ecossistemas Locais de Inovação do Sebrae. “Os participantes permaneceram focados e concentrados em buscar a melhor solução para o problema proposto e chegaram a propostas realmente inovadoras para problemas reais. Destaco em especial a oportunidade de praticarem a empatia, a experimentação e a colaboração durante as oficinas, que são elementos fundamentais de qualquer processo de inovação. O envolvimento dos gestores escolares e a participação ativa dos professores como mentores foi o grande diferencial do Colégio PGD e tiveram impacto direto na excelência dos trabalhos e na alegria e satisfação dos alunos ao se darem conta que são capazes de alcançar resultados tão impressionantes em tão pouco espaço de tempo.”

Um mundo melhor 

O Colégio PGD sabe que ações como o Desafio Level Up são fundamentais para preparar as novas gerações para os desafios de um mundo com problemas cada vez mais complexos. Cabe a todos o papel de se adaptar e criar soluções que respondam dinamicamente a estas demandas e contribuam para um mundo melhor para todos.