Dicas, orientações e cuidados no Dia do Vestibulando

Ensino Médio 24 de maio de 2022

O Dia do Vestibulando é comemorado nesta terça-feira, dia 24 de maio. Todo mundo sabe que a vida de um vestibulando não é fácil. É pressão que vem de todos os lados: dos pais, amigos, escola, e até de si mesmo. Obter um bom desempenho no vestibular pode garantir uma cadeira na universidade.

O Colégio PGD tem um planejamento estratégico e não mede esforços visando a aprovação do aluno no vestibular. São plantões preparatórios, provas no modelo de vestibular, simulados… tudo com foco no Enem e nos vestibulares.

Veja o que diz o professor Demilson Parolin, coordenador do Ensino Médio do PGD:

“O processo de avaliação vai além de notas, e busca identificar índices de aprendizados, reconhecer potencialidades e guiar o time visando o Enem e vestibulares do país com um pacote completo de simulados, simulados digitais, Plantões de Aprofundamento para tirar dúvidas e melhorar o conhecimento, uma espécie de pré vestibular, sem precisar fazer cursinho.”

Dicas de como estudar

“O aluno precisa se habituar com as provas, praticar exercícios o tempo todo. Temos uma gama enorme de materiais onde o aluno encontra exercícios para testes e estudos de todos os vestibulares do Brasil. Orientamos que eles incluam os últimos anos das universidades pretendidas para que se habituem ao formato como um treinamento. É importante lembrar que muitos erros comuns podem ser antecipados. Ele pode errar nas provas, mas não no vestibular, e para isso precisa de estratégia, planejamento e prática.”

Antes, durante e depois

“As fases de uma prova são divididas em: antes, durante e depois. Antes de uma prova o aluno deve estudar muito, tirar as dúvidas, seja nas aulas ou plantões, distribuir bem o tempo, pensando nas aulas, no estudo em casa e lazer, equilibrar tudo isso. O preparo para as provas deve ser feito através de estudo consciente e continuado, distribuindo racionalmente o tempo, distribuição técnica de tudo que está sendo estudado e praticado, lendo os textos dados nas aulas, sublinhando o que achar importante. É ideal que ele faça anotações, para depois, recorrer a elas. Recomendamos que, ao estudar em casa, deve partir dos testes para a teoria.”

Importante: “Confie na seleção dos assuntos trabalhados pelos professores. Eles têm experiência e sabem o que deve ser reforçado e revisado.”

Administre o tempo

“Durante a prova é preciso racionalizar o tempo: recomendamos fazer uma 1ª leitura, resolver as questões mais fáceis, e assinalar as de dificuldade média, não desperdiçar tempo em alguma questão. Faça uma 2ª leitura, resolva as de dificuldade média. Não deixe nenhuma questão sem resposta. Leia as alternativas e veja quais podem ser eliminadas. Lembre-se que tudo que é exagerado ou atente contra a lógica ou princípio, deve ser evitado assinalar. Na área de linguagens e humanas, deve-se privilegiar respostas mais abertas, que admitam uma ou outra exceção. Questões muito fechadas normalmente são erradas. Não dependa da sorte ou probabilidade. Estude para saber a resposta certa. Esse é o melhor caminho.”

Atenção, concentração

“Concentre-se no conteúdo! O que o texto apresenta para fazer uma boa interpretação. Não saia do contexto quando for responder uma questão subjetiva, até mesmo na redação. Preste atenção nos textos dados, qual a base de orientação. Como ler tudo isso: sempre buscar a ideia central do texto, o que valoriza ou critica, qual o assunto positivo ou negativo. Guardar a mensagem principal em mente ou grifar no texto para não esquecer e encontrar a alternativa correta, eliminando aquilo que é exagerado ou equivocado.”

Persistência

“Quanto maior a prática, melhor será o resultado. Mantenha o ritmo de estudo. Não desanime com algum resultado ruim, pense no processo e não somente naquele momento. A rotina de estudo é persistência, no tempo necessário.”

Analise os resultados

“Depois da prova, utilize as ferramentas (P+ e Maxia de Inteligência Artificial) para analisar os resultados das avaliações. Os erros, identificados pelas ferramentas são oportunidades para superar as dificuldades. Reveja as questões erradas, siga as sugestões de revisão, veja vídeos, leia textos, volte ao material e comece tudo de novo. Estude até passar e não para passar no vestibular.”

Saúde mental

Outro aspecto que é tratado com muito cuidado no PGD é saúde emocional dos estudantes. Além da pressão natural, eles sentem muita ansiedade, insegurança e medo de um possível fracasso. Confira a análise de Denise Américo, Orientadora Educacional do PGD, sobre o assunto:

“Esses meninos são fruto de uma sociedade pós-moderna que foca na rapidez da resposta, no imediatismo, não se preocupando tanto com o conceito, mas com a experiência, e que ela seja significativa. É algo que está afetando essa dimensão do autoconhecimento, do cuidado de si e consequentemente, a melhoria na saúde emocional.”

Conversa e muita escuta

“Eles não têm paciência para algumas coisas, então trabalhamos com conversa e muita escuta. Estamos sempre falando com eles na escola, dando exemplos, fazendo links com coisas que sejam da realidade deles. Como os alunos estão muito focados em si, eles precisam extravasar, por para fora através de esporte, arte, jogo, cultivo da espiritualidade para trazer tranquilidade, e procurar espaço para falar, seja com psicólogo, amigo, tia, alguém.”

Oralidade

“É preciso cultivar esse espaço de fala para ser algo saudável. Quando começamos mostrar um pouco das nossas fragilidades, isso nos mostra mais humanos, vai mexendo com os meninos e eles vão garantindo anticorpos e defesa para dar limites, ter autocuidado, e ter um emocional fortalecido.”

“A escola me ajudou demais”

Conquistar uma vaga na universidade é motivo de muito orgulho. Quem passou no vestibular sabe disso. Veja o depoimento de Thiago Pedrazani Venâncio, ex-aluno do PGD, aprovado na USP:

“Estudei no PGD do Nível 5 da Educação Infantil até a conclusão do Ensino Médio. Passei na USP em Arquitetura e estou muito feliz com o resultado. Era a minha 1ª opção, meu objetivo pro vestibular e a escola me ajudou demais. No Terceirão, eu ficava o dia inteiro no colégio para ver os plantões. Assistia até as matérias que não caíam na especifica para me garantir na 1ª fase. E o resultado foi que acertei 80 questões de 90. Tive um resultado bom na 2ª fase, mas eu sinto que me levou à aprovação foi a preparação que o colégio deu.”

Estude todos os dias

“Se eu fosse dar uma dica seria ter essa consistência, de estar estudando todo dia, estabelecer uma rotina e um lugar exclusivo pros estudos. Estude nem que seja meia hora ou 1h por dia. Estude com foco, que vale a pena. Ao longo do tempo você vai construir um resultado bom.”