Campanha do Agasalho mobiliza alunos do PGD

Colégio PGD Fundamental Anos Finais Projetos Sociais 21 de junho de 2022

É função da escola ampliar o olhar dos alunos para ações que possam impactar o lugar onde vivem, o entorno, e a reflexão sobre o verdadeiro significado de cidadania e solidariedade. 

No Colégio PGD, os alunos do 9º ano estão empenhados em conseguir uma boa quantidade de roupas e cobertas para a Campanha do Agasalho 2022.  As doações podem ser entregues até sexta-feira (dia 01) nos postos de arrecadação do PGD. Toda a comunidade escolar está convidada a participar desse ato de solidariedade e amor ao próximo.

“Os alunos estão engajados, já passaram em todas as salas do colégio convidando a todos para participarem da campanha”, informa a professora da disciplina Projeto de Vida, Daniela Hypolyti. “Eles também colaram informações nos murais do PGD divulgando a campanha, e tem aluno que está fazendo arrecadação com conhecidos”.

É o caso da aluna Maria Eduarda Vardanega, que participa ativamente do projeto. “Sempre me interessei por projetos como este, ligado aos objetivos da ONU. Definitivamente não tinha feito um projeto tão elaborado. Uma iniciativa importante, não só para ajudar os outros, mas também para nos conscientizarmos e pensarmos em outras pequenas ações que podem ajudar alguém com dificuldades. Realizar um projeto como esse traz uma sensação muito boa de estar fazendo o bem e ver a caixa (de doações) enchendo é ainda melhor. Estou só esperando minha família separar as roupas deles para mandar tudo”, diz ela, muito animada.

Atuação social

Esta campanha faz parte da trilha de aprendizagem Projeto de Vida e neste semestre, os encontros estão voltados para refletir sobre as dores do mundo e as possibilidades de solução para esses problemas. A ideia inicial era que os estudantes idealizassem um projeto social, onde pudessem atuar voluntariamente auxiliando alguma instituição ou grupo. O desafio então foi lançado pela própria professora: que as duas turmas do 9º ano se unissem e juntas realizassem uma ação social.

“Prontamente os alunos toparam e a instituição escolhida foi o Hospital do Câncer. Eles estão precisando de roupas usadas em boas condições, principalmente roupas de frio para o bazar beneficente que irá ser realizado pelo Hospital, e também de mantas soft, lisa, devido à grande demanda da lavagem constante”, conta a professora.

Exercício da empatia

A campanha do agasalho é uma boa oportunidade para os estudantes conhecerem outras realidades e contribuir para o desenvolvimento social e o bem-estar do próximo. 

“Além disso, essa atuação é uma forma dos alunos colocarem em prática a empatia, a proatividade, a responsabilidade, a expansão da realidade e tantas outras habilidades socioemocionais que são desenvolvidas nas trilhas de aprendizagem desse componente curricular”, reforça a professora Daniela Hypolyti.

Minimizar os impactos

O comprometimento dos alunos na divulgação e arrecadação de peças está mobilizando as turmas. O aluno João Vítor Daneluti Ferreira, está bastante engajado. “Eu estou gostando muito desta atividade, pois vejo que o objetivo é proteger e minimizar os impactos que moradores de rua e pessoas sem muitos recursos financeiros passam com as baixas temperaturas”, diz ele. João Vitor também acredita que esta ação é global. “A atividade está ajudando-me a ver como isso é um grande problema que não só o Brasil enfrenta, mas sim todo o mundo.”

E aí, vamos ajudar? 

Confira aqui como:

Campanha do Agasalho 2022 

Doações: até sexta-feira, dia 01 

Postos de arrecadação: na entrada do Bloco B e do Infantil

Os alunos dos 9º anos também estão à disposição

Postos de arrecadação na entrada do Bloco B e do Infantil