Na cozinha do PGD, a segurança alimentar está em 1º lugar

Berçário Sem categoria 12 de setembro de 2022

Alimentação saudável é a prioridade!

Para garantir a segurança alimentar, a cozinha do PGD segue todas as normas práticas de controle. Os cuidados começam desde a escolha do fornecedor, a forma de entrega dos produtos, armazenamento e produção. Tudo para oferecer uma refeição de qualidade aos alunos.

A cozinha do Colégio PGD foi criada com a missão de atender a uma classe seleta de alunos: as crianças que frequentam o Berçário e a turma do integral da Educação Infantil, cujas idades variam de 4 meses a 6 anos.

Receita caseira de talharim ao molho de frango com tomates fresquinhos 

Na linha de frente, a cozinha do PGD conta com três profissionais experientes: uma nutricionista e duas cozinheiras – que trabalham com muito amor e dedicação, sempre seguindo todos os padrões de segurança alimentar.

Quem comanda a equipe é a nutricionista Evelise Torreti, que enfatiza: “A importância da segurança alimentar do público que a gente atende é garantir que não haverá alimento contaminado em qualquer etapa do processo, ou seja, desde a escolha do fornecedor até a refeição no pratinho dos alunos existem diversas etapas e processos a fim de evitar a contaminação alimentar”.

Controle da temperatura

“O protocolo de segurança alimentar segue normas baseadas na ABNT e regras da Vigilância Sanitária. O trabalho começa na escolha do fornecedor, para entender a procedência dos produtos. Nós fazemos o controle da temperatura dos alimentos e para cada grupo alimentar seguimos os protocolos vigentes, para todos os alimentos: perecíveis ou estocáveis. E ainda qual o destino: congelador, refrigerador ou despensa”, informa a nutricionista Evelise Torreti.

Nutricionista Evelise Torreti ensinando sobre os alimentos

Controle rígido

“Faz parte da função do nutricionista, e o CRN (Conselho Regional de Nutricionistas) preconiza também, a função de executar as normas e de colocar em prática o controle. Para isso, temos planilhas com diversos itens de controle, como a temperatura correta para cada alimento preparado, horário do preparo e horário para ser servido”, conta Evelise Torreti. “Neste trabalho temos a responsabilidade de atender o próximo, então o serviço tem que ser feito com excelência. Nossos clientes são crianças muito pequenas e elas estão sob nossa responsabilidade. É preciso ter cuidado.”

Higienização

“A higienização também segue um padrão: a dosagem do sanitizante e por quanto tempo fica no produto. Já o Lactário é uma área restrita para o preparo das mamadeiras, um local higienizado, sem outro tipo de alimento. Aqui também temos um protocolo de preparo e de entrega dentro de um controle”, explica Evelise Torreti.

Sem desperdícios!

No PGD, as crianças do Berçário e da Educação Infantil têm cinco refeições por dia: café, colação ou lanchinho, almoço, lanche da tarde e jantar. Um dos desafios é evitar o desperdício de alimento, como esclarece Evelise Torreti.

“Se sobrou alimento e se é uma sobra limpa, podemos fazer o armazenamento adequado para o reaproveitamento, seguindo todos os padrões solicitados. Nós também coletamos amostras de todos os alimentos servidos nas principais refeições (almoço e jantar), que ficam congelados por 72 horas, e depois são descartados. Isso é um protocolo de segurança.”

Cardápio mensal

Os pais recebem o cardápio mensal das crianças por whatsapp e também podem acompanhar a rotina alimentar dos filhos pela agenda, que sempre traz as atualizações dos bebês.

Outra informação bacana, é que as funcionárias do Berçário recebem treinamento e atualizações de boas práticas de manipulação de alimentos, atividade que é renovada todos os anos.

Procedimentos técnicos sanitários

No Colégio PGD, os procedimentos necessários para garantir a qualidade e segurança das refeições servidas seguem o seguinte roteiro:

1. Escolha de fornecedores;

2. Armazenamento correto dos alimentos perecíveis e não perecíveis ;

3. Técnicas boas práticas na manipulação de alimentos que incluem higienização pessoal, ambiental e dos alimentos; pré-preparo e preparo das refeições; controles de tempo e temperatura das preparações; coleta de amostra das preparações servidas, entre outros;

4. Renovação anual do Curso de capacitação de manipuladores de alimentos, para os colaboradores.