Um colégio feito por pessoas

Sem categoria 20 de outubro de 2022

PGD 25 anos

Neste mês de outubro, período em que comemoramos o Dia do Professor, o Colégio PGD também celebra uma data importante: os 25 anos de uma trajetória dedicada à Educação e à formação de pessoas. PGD, 25 anos de vida.

Vamos contar um pouquinho desta linda história, e vamos começar justamente pelo ponto de vista dos profissionais que contribuíram – e ainda contribuem – para que a nossa escola siga viva e pulsante desde os tempos em que era um pequeno externato na Rua Montese. 

Emoção desde o primeiro dia 

A professora Helena Cléria Schmoller Menon conta que, desde o momento em que conheceu a escola, sentiu muita emoção. “Vi toda a estrutura, o berçário, as salas, tudo tão lindinho, arrumadinho uma sensação de que não iria trabalhar em um colégio, mas em um lar, de tão aconchegante e organizado que era tudo lá.” Essas são algumas das cenas e sensações inesquecíveis que ficaram em sua memória desde então. “Saí da instituição em que estava, fui para o PGD, onde estou até hoje.”

À esquerda professora Helena quando o PGD ainda era na rua Montese!

Ela conta que as rotinas com os alunos pequenos foram construídas em conjunto, conhecendo as crianças e as famílias. “Nosso desafio era acolher as crianças para que se sentissem em casa, especialmente os bebezinhos, para que não estranhassem muito. Foi tudo muito tranquilo, uma rotina cheia de conquistas. E hoje temos essa estrutura porque fomos construindo nosso trabalho desde o tempo da Rua Montese.”

Quando migrou do Berçário para a Educação Infantil, o PGD já estava no atual endereço. “Trabalhar no PGD há 25 anos é um tempo que passou e a gente não percebeu. Aqui é muito bom. O respeito que a Dona Silvia e o Seu Emanuel tem por cada funcionário é muito grande. Tenho muita gratidão por tudo. Comemorar 25 anos é um momento muito bom. É muito bom saber que confiam em mim. É muito gostoso e produtivo estar aqui.”

Referência de família

A acolhida que a professora Priscilla Mattos recebeu desde a entrevista foi algo marcante. “A Dona Silvia conduziu a entrevista e na saída, vi um grupinho de alunos brincando. Quando me viram, deram tchau, mandaram beijos, e nesse momento eu vi que o ambiente era acolhedor de fato. Senti que nós éramos tão importantes quanto as crianças e deu vontade de ficar.”

Professora Priscila quando o PGD era na rua Montese

A relação da professora Priscilla com a família Gois marca sua vida. “Como minha família mora fora, os Gois foram minha referência como um núcleo familiar. Eles sempre diziam: “Problemas existem então vamos resolver da melhor maneira que pudermos”. Eu levo esse pensamento para a minha vida. A afetividade era tanta que me senti acolhida o tempo todo. Quando comprei o meu apartamento, pedi conselhos para o seu Emanuel. A alegria deles era a minha, e a minha era a deles. Eles são a minha família em Londrina.”

Priscilla também destaca o bom ambiente de trabalho. “A equipe tem que estar disposta a acolher, a se doar… Somos uma equipe que busca harmonia e gosta de trabalhar em paz. O PGD preza a harmonia.”

A referência de família é algo muito presente na trajetória desta professora. “O PGD é uma coisa muito boa na minha vida. Minha filha Natalia trabalha aqui como professora. Na pandemia, mantiveram os empregos, e a chegada do Matheus (Gois, diretor administrativo), e dele querer seguir o caminho dos avós nos deu muita segurança. O crescimento do PGD contribuiu para o meu crescimento também.”

Uma tia querida por todos

A zeladora Maria Lúcia Silva Mafra, a Tia Lúcia, também está no colégio desde o tempo da Rua Montese. Recém chegada a Londrina, ela entrou para substituir outra profissional na limpeza por um período de três meses. Quando o PGD mudou de endereço para um espaço maior (na Rua Nevada), Tia Lúcia voltou para ficar. 

Nossas queridas “tias” Ariane e Lúcia

“Eu não tinha experiência, e ganhei uma oportunidade de trabalho. Havia chegado de Minas Gerais há pouco tempo – minha filha veio estudar aqui – e o colégio abriu as portas para mim”, relembra.

Tia Lúcia é pura felicidade quando reencontra ex-alunos do PGD, e hoje são juízes, médicos, advogados, enfermeiros… “É muita emoção, um laço de família que está presente até hoje. E quando eles me encontram, vêm conversar comigo. Nesses 20 anos de PGD eu agradeço a Deus primeiramente, e à Dona Silvia que me deu uma grande oportunidade pra trabalhar no colégio PGD. Sou muito grata por fazer parte da equipe.”

O desejo é de continuar! 

A vontade é de continuar a acolher, transformar e fazer a diferença! Não só na trajetória dos alunos e famílias, como também dos professores e profissionais que trabalham com a educação.