Dicas para enfrentar o ENEM

Sem categoria 8 de novembro de 2022

Está chegando a hora dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio fazerem o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. As provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 13 e 20 de novembro. 

Este é um dos maiores exames do país e serve como porta de entrada para a faculdade. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Nesta reta final, é importante o aluno acreditar em sua capacidade e nas estratégias ensinadas pelos professores do PGD durante o período de preparação. Confira as dicas do Coordenador do Ensino Médio, Demilson Parolin:

“Fique atento ao tempo que terá para cada questão. A prova não avalia você como pessoa. Faça uma autoavaliação, reconheça seus pontos fortes e fracos, e ajuste as estratégias de estudo e de controle sobre o processo.”

Foco

“Mantenha o foco. Faça análise do erro dos simulados (P+) e mantenha a presença nas aulas regulares na escola e na Revisão on-line (Cursinho Poliedro à noite). Invista tempo na realização de exercícios de formatos variados (livro Poliedro e Revisão Enem). Reveja as provas dos anos anteriores.”

Motivação

“Mantenha a calma, reconheça seus limites, não perca a motivação e mantenha o ritmo de estudos. Confie nas estratégias desenvolvidas durante a preparação. Na véspera, relaxe e faça algo que goste, fique com pessoas que podem te deixar feliz.”

Baixe a tensão

“Atividade física, boa alimentação, conversas com amigos, com a orientadora educacional e momentos de lazer aliviam a tensão”, enfatiza o coordenador do Ensino Médio do Colégio PGD, Demilson Parolin.

Sem medo da redação

A redação do Enem é muito temida pelos estudantes, afinal ela compõe 20% da nota final dos candidatos. Neste ano, a redação será aplicada no primeiro dia de prova, 13 de novembro.

Quem quer arrebentar na redação do Enem é bom se ligar nas dicas da professora de redação do PGD, Laura Tanaka:

“Estude o formato de escrita da proposta de intervenção, pois ela, sozinha, vale 200 pontos. Eu insisto muito que os meus alunos treinem a chamada P.I. para que ela esteja conectada ao tema discutido, seja o mais concreta possível e atenda aos seguintes critérios solicitados pela prova: ter agente, ação, meio (como a ação será colocada em prática), finalidade e detalhamento (um aposto sobre o agente, uma explicação sobre o meio).”

Revisão

“Neste momento, o que devem fazer é revisar formatos de raciocínio: causa e consequência; o papel do Estado em cumprir leis, criar políticas públicas, fiscalizar essas leis e políticas; o papel da sociedade em determinar a maneira como o indivíduo pensa e se relaciona com os outros; o papel da tecnologia como influenciadora do comportamento individual e coletivo; e o próprio comportamento do indivíduo, que também é determinado pela sua família, pela escola e pelas suas escolhas pessoais.”

“Os alunos também devem revisar conectivos a serem usados entre parágrafos e frases; e revisar a proposta de intervenção.” 

Tema da redação

“A minha principal sugestão de tema é: ‘Banalização do risco: combinação entre direção e aparelhos celulares’. O Enem trabalha com temas super específicos, então, dificilmente alguém o acertará. Por isso, trabalhei raciocínios gerais com meus alunos, pois eles é que ajudarão na prova, independentemente do tema.”

“Acredito que esse seja um tema possível por não se tratar de algo muito esperado pelos alunos e justamente ser muito específico. Além disso, nesse caso, o candidato seria guiado a falar sobre o comportamento dos brasileiros e não somente culparia o Estado, como aconteceu no ano passado.”

Tenha calma 

“Minha principal dica é ler e interpretar o tema com calma. O candidato não pode se desesperar com a palavra que lê na frase temática. É para isso que servem os textos de apoio, para esclarecer o tema. Então, mais do que tudo, candidatos: Leiam bem o que está escrito. Isso é o que não vai arruinar a sua prova”, conclui a professora Laura Tanaka.