Novo parque PGD: um convite à brincadeira criativa e nada óbvia

Blog Colégio PGD Educação Infantil Fundamental Anos Inciais 14 de novembro de 2023

Em 2024, os estudantes terão uma surpresa no retorno das aulas: a entrega da 1ª fase do Novo Parque PGD. A obra de revitalização do Parque terá início em novembro deste ano e será concluída em fevereiro de 2024 (1ª fase).

O espaço ganhará um novo piso, novas cores, novos brinquedos e uma nova funcionalidade pedagógica. Então, o Novo Parque PGD será uma extensão da proposta pedagógica para além das salas de aula – especialmente para os estudantes do Fundamental – Anos Iniciais. Vamos entender mais sobre esse conceito?

O conceito por trás do novo Parque

Definimos o conceito do parque em parceria com a equipe de arquitetura responsável pelo projeto, inspirada por referências de escolas nacionais e internacionais e também pelas indicações e pedidos feitos pela equipe pedagógica do PGD.

“O nosso primeiro pedido para o escritório de arquitetura foi que o parque não fosse óbvio. Queríamos um parque em que as crianças fossem estimuladas a serem criativas, com opções de brinquedos que convidassem as crianças à brincadeira, e não que restringissem as brincadeiras a isso ou aquilo”, explica a Coordenadora Pedagógica do Fundamental – Anos Iniciais, Camila Nanni.

A equipe pediu que os estudantes, especialmente as crianças, conseguissem brincar de formas diferentes todos os dias, de forma criativa e nada óbvia. Por conta disso, o projeto do Parque não contempla apenas brinquedos comuns, como balanços, gangorras e escorregadores, mas vai muito além disso. 

“Nós não queríamos que ele fosse um parque que dissesse assim para as crianças: neste parque se brinca assim, neste brinquedo se brinca assim. Se eu ofereço um parque dessa forma, com um ‘brinquedão’, isso não é um problema, mas é outra proposta pedagógica. As nossas crianças aqui no recreio sobem na árvore, comem a fruta do pé, e nós queríamos que isso continuasse acontecendo”, comenta Camila.

Integração com a natureza

O espaço físico do PGD é repleto de árvores, flores e integração com a natureza – e é claro que com o Novo Parque isso não mudaria. Além da manutenção de todas as árvores presentes no espaço revitalizado, a escolha do material dos itens presentes ali também foi feita de forma intencional. “Nós não queríamos plástico, queríamos madeira. Materiais que conversassem com o ambiente e que se integrassem melhor com a natureza”, relembra.  

Além dos brinquedos, o projeto do espaço conta com áreas de convivência, que os estudantes poderão utilizar durante os intervalos e também para aulas externas. “O novo parque vai poder integrar a sombra de uma árvore com momentos de aula, de uma forma confortável. É muito importante termos um espaço assim, que acolha o pedagógico para aulas fora da sala”, pontua Camila.

Tudo a ver com o PGD e com a BNCC

Para a fase escolar do Fundamental – Anos Iniciais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz a premissa das crianças explorarem os espaços e também o próprio corpo: subindo, rolando, correndo e pulando. 

Por isso, do ponto de vista pedagógico, a proposta do Novo Parque casa integralmente com o que é indicado e solicitado pela BNCC, afinal, lá as crianças poderão trabalhar todas essas habilidades, subindo nas paredes de escalada, correndo e rolando pelo relevo do espaço e pulando nos trampolins de chão. 

Além disso, a revitalização do Parque também tem tudo a ver com o propósito do PGD de proporcionar para os estudantes uma infância vivida de forma autêntica, com muita diversão, desenvolvimento e protagonismo.

Para acompanhar mais detalhes da obra, acesse as nossas redes sociais e fique por dentro de todo o processo. 

Quer conhecer o PGD? Entre em contato conosco!