Maio Amarelo 2021: Respeito e responsabilidade no trânsito

Blog Colégio PGD 3 de maio de 2021

Além da chegada do outono que deixa as temperaturas mais amenas e um clima mais agradável, o mês de maio também é marcado pelo “Maio Amarelo”, movimento coordenado pelo poder público e sociedade civil, com o objetivo de chamar atenção para a segurança no trânsito. No Brasil, o movimento chega à 8ª edição com o tema “Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito”.

Todos os dias, vemos muitas notícias sobre acidentes no trânsito, muitas mortes nas estradas e desrespeito às leis. As multas contra os infratores estão cada vez mais altas, uma forma de coibir comportamentos imprudentes e perigosos, mas antes de tudo, é preciso entender que, especialmente no trânsito, é preciso ter cuidado e empatia: Não faça para o outro o que você não quer que alguém faça com você. Pense nisso!

Atenção motoristas!

No Colégio PGD, as ruas e vias do entorno estão bem sinalizadas, com indicação de controle de velocidade e atenção dos motoristas. Como o acesso à região ocorre por rodovias e avenidas de maior velocidade, lembre-se de tirar o pé do acelerador perto da escola 😉.

O encarregado da portaria e segurança do PGD, Eraldo Gomes, que trabalha na instituição há nove anos, explica que a saída dos alunos ocorre em horários diferentes, e isso contribui para que o trânsito de veículos seja mais tranquilo.

“Temos um fluxo intenso e rápido, e como já conheço os pais, quando identifico os veículos já vamos chamando os alunos para agilizar. No caso da Educação Infantil e Fundamental I, os pais entram na área coberta do colégio e nossa equipe embarca os alunos no banco de trás, nas cadeirinhas no caso dos menores, colocamos a mochila no porta-malas, ou na frente, e os veículos partem.”

Eraldo informa também que os alunos maiores (do Fundamental II e Ensino Médio) têm mais autonomia na estrada e saída dos veículos. “Alguns pais optam por aguardar os filhos do lado de fora da escola.”

Dica: Com horários de saída diferentes, a orientação da escola é que os pais cheguem mais próximo ao horário para não atrapalhar a fila. Confira aqui:

Berçário

Matutino: das 7h às 12h30

Vespertino: das 13h às 18h30

Integral: das 7h30 às 18h30

Infantil

Matutino: das 8h às 12h

Vespertino: das 13h30 às 17h30

Integral: das 7h30 às 18h30

Fundamental – anos iniciais

Matutino: das 7h30 às 12h

Vespertino: das 13h30 às 18h

Fundamental – anos finais

Matutino: das 7h20 às 12h20

Ensino Médio

Matutino: das 7h20 às 12h20

Com a pandemia e a adoção do formato híbrido, o número de estudantes na escola diminuiu, mas a atenção e o cuidado devem ser os mesmos. Abrace a ideia do Maio Amarelo e vamos todos praticar o respeito e a responsabilidade no trânsito!

Como começou

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito, organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) desde 2014. Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.