Saiba como o PGD prepara os alunos para a mudança de segmento
Berçário Blog Colégio PGD Educação Infantil Ensino Médio Fundamental Anos Finais Fundamental Anos Inciais 1 de novembro de 2021
Nós estamos sempre encerrando ciclos e começando outros. Assim é a nossa vida, não é mesmo? E assim também é com nossos alunos, quando chega o tempo de mudança de segmento. Para que essa transição seja mais tranquila, a coordenação pedagógica do Colégio PGD, juntamente com orientadores e equipe de professores realizam ações para que eles se sintam preparados.
A troca de segmento envolve uma preparação para os pequenos que estão saindo do Berçário para Educação Infantil e para as crianças que estão migrando para os primeiros anos do Ensino Fundamental. O colégio também realiza diversas ações para os alunos que estão mudando do 5º para o 6º ano e para quem está deixando o 9º do Fundamental Anos Finais para ingressar no Ensino Médio.
![](https://www.pgd.com.br/wp-content/uploads/2021/11/pgd-0004-edited-scaled.jpg)
Do Berçário para Educação Infantil
Passar de uma rotina de proteção e cuidados para uma exploração de espaços e relações mais amplas traz muitas descobertas, alegrias e novas aprendizagens. O PGD desenvolve estratégias de adaptação, nas quais as explorações dos espaços são vivenciadas e professores interagem com os futuros alunos, tendo como objetivo transformar esse momento em algo natural e saudável.
“Deste modo, nossos alunos iniciam esta nova etapa seguros e prontos para os desafios, com a compreensão da nova rotina e a socialização dos novos espaços, criando vínculos afetivos”, revela Ana Paula A. Malvezzi Gois, coordenadora pedagógica do Berçário.
Fundamental – anos iniciais e finais
A troca de segmento da Educação Infantil para o 1º ano do Fundamental I também é feita com toda atenção e concentração de esforços para que os pequenos alunos se ambientem ao novo ciclo tranquilamente. No caso da mudança do 5º para o 6º ano, esse trabalho também é realizado.
“Começamos em sala onde a orientação educacional explica como será o próximo ciclo: quantidade de aulas, horário de intervalo, quantidade de professores, os novos componentes curriculares… Também trazemos professores do 6º para lecionar na sala do 5º ano para os alunos entenderem como é a dinâmica das aulas, o trabalho do professor com o aluno, entre outros aspectos”, explica Daise Anami, orientadora educacional do Ensino Fundamental.
![](https://www.pgd.com.br/wp-content/uploads/2021/11/pgd2-0031-edited-scaled.jpg)
A orientadora também conta que os coordenadores do ano seguinte e do atual organizam um bate-papo com as famílias para esclarecimento de dúvidas, como serão as avaliações etc. “A ideia é tentar adiantar essas novidades para que os alunos cheguem ao 6º com conforto e segurança.”
Partiu Ensino Médio
A principal medida volta-se para que os alunos do 9º ano tenham tranquilidade na escolha dos Itinerários Formativos e que ingressem na 1ª série com uma visão mais clara do que será a experiência no Novo Ensino Médio.
Para ofertar uma boa transição, o Colégio PGD promoveu o PGD Experience, um encontro dirigido aos alunos com aulas especiais nas Trilhas de Aprendizagem dos Itinerários Formativos que estarão disponíveis no ano que vem.
![](https://www.pgd.com.br/wp-content/uploads/2021/11/PGD-0253-1-edited-scaled.jpg)
“Também realizamos conversas com as famílias para sanar dúvidas dos pais sobre como será o Novo Ensino Médio. Nossos alunos estão tendo aulas presenciais com os futuros professores para irem se ambientando, e estamos realizando rodas de conversa entre alunos, coordenação e orientação educacional sobre expectativas, perspectivas e questionamentos sobre o processo”, reforça Demilson Parolin, coordenador do EM.
A coordenação também está realizando atendimentos individuais com os alunos e com aqueles que desejam compreender mais sobre as escolhas futuras, o colégio oferece a Orientação Profissional, um projeto coordenado por uma psicóloga especializada.
“A proposta é garantir uma transição segura para que os meninos se sintam acolhidos. Vale ressaltar que a adaptação é uma outra etapa do processo de transição. Primeiro ele faz a transição, e depois ele inicia outra etapa que é a adaptação, onde envolvemos as famílias para que eles vejam os resultados deste processo, e tudo isso é feito quando ele chega aqui no Ensino Médio”, reforça a orientadora educacional do EM, Denise Américo.