Saiba como o PGD prepara os alunos para a mudança de segmento
Berçário Blog Colégio PGD Educação Infantil Ensino Médio Fundamental Anos Finais Fundamental Anos Inciais 1 de novembro de 2021
Nós estamos sempre encerrando ciclos e começando outros. Assim é a nossa vida, não é mesmo? E assim também é com nossos alunos, quando chega o tempo de mudança de segmento. Para que essa transição seja mais tranquila, a coordenação pedagógica do Colégio PGD, juntamente com orientadores e equipe de professores realizam ações para que eles se sintam preparados.
A troca de segmento envolve uma preparação para os pequenos que estão saindo do Berçário para Educação Infantil e para as crianças que estão migrando para os primeiros anos do Ensino Fundamental. O colégio também realiza diversas ações para os alunos que estão mudando do 5º para o 6º ano e para quem está deixando o 9º do Fundamental Anos Finais para ingressar no Ensino Médio.
Do Berçário para Educação Infantil
Passar de uma rotina de proteção e cuidados para uma exploração de espaços e relações mais amplas traz muitas descobertas, alegrias e novas aprendizagens. O PGD desenvolve estratégias de adaptação, nas quais as explorações dos espaços são vivenciadas e professores interagem com os futuros alunos, tendo como objetivo transformar esse momento em algo natural e saudável.
“Deste modo, nossos alunos iniciam esta nova etapa seguros e prontos para os desafios, com a compreensão da nova rotina e a socialização dos novos espaços, criando vínculos afetivos”, revela Ana Paula A. Malvezzi Gois, coordenadora pedagógica do Berçário.
Fundamental – anos iniciais e finais
A troca de segmento da Educação Infantil para o 1º ano do Fundamental I também é feita com toda atenção e concentração de esforços para que os pequenos alunos se ambientem ao novo ciclo tranquilamente. No caso da mudança do 5º para o 6º ano, esse trabalho também é realizado.
“Começamos em sala onde a orientação educacional explica como será o próximo ciclo: quantidade de aulas, horário de intervalo, quantidade de professores, os novos componentes curriculares… Também trazemos professores do 6º para lecionar na sala do 5º ano para os alunos entenderem como é a dinâmica das aulas, o trabalho do professor com o aluno, entre outros aspectos”, explica Daise Anami, orientadora educacional do Ensino Fundamental.
A orientadora também conta que os coordenadores do ano seguinte e do atual organizam um bate-papo com as famílias para esclarecimento de dúvidas, como serão as avaliações etc. “A ideia é tentar adiantar essas novidades para que os alunos cheguem ao 6º com conforto e segurança.”
Partiu Ensino Médio
A principal medida volta-se para que os alunos do 9º ano tenham tranquilidade na escolha dos Itinerários Formativos e que ingressem na 1ª série com uma visão mais clara do que será a experiência no Novo Ensino Médio.
Para ofertar uma boa transição, o Colégio PGD promoveu o PGD Experience, um encontro dirigido aos alunos com aulas especiais nas Trilhas de Aprendizagem dos Itinerários Formativos que estarão disponíveis no ano que vem.
“Também realizamos conversas com as famílias para sanar dúvidas dos pais sobre como será o Novo Ensino Médio. Nossos alunos estão tendo aulas presenciais com os futuros professores para irem se ambientando, e estamos realizando rodas de conversa entre alunos, coordenação e orientação educacional sobre expectativas, perspectivas e questionamentos sobre o processo”, reforça Demilson Parolin, coordenador do EM.
A coordenação também está realizando atendimentos individuais com os alunos e com aqueles que desejam compreender mais sobre as escolhas futuras, o colégio oferece a Orientação Profissional, um projeto coordenado por uma psicóloga especializada.
“A proposta é garantir uma transição segura para que os meninos se sintam acolhidos. Vale ressaltar que a adaptação é uma outra etapa do processo de transição. Primeiro ele faz a transição, e depois ele inicia outra etapa que é a adaptação, onde envolvemos as famílias para que eles vejam os resultados deste processo, e tudo isso é feito quando ele chega aqui no Ensino Médio”, reforça a orientadora educacional do EM, Denise Américo.