Oficinas do PGD: opções para movimentar corpo e mente

Colégio PGD 21 de fevereiro de 2022

A participação da escola na formação integral do aluno tem ultrapassado o limite do currículo tradicional há muito tempo e neste contexto as atividades extracurriculares – como o esporte, a arte e a dança – têm ganhado cada vez mais importância.  No momento em que estamos cercados por tecnologia como celulares, computadores e tablets, oferecer uma atividade que possa desconectá-las por algumas horas, proporcionando novos aprendizados, é extremamente gratificante.

Segundo Edvania Jodark, Diretora Pedagógica do Colégio do PGD, as atividades extracurriculares auxiliam no progresso social, emocional e criativo das crianças: 

“O desenvolvimento de uma criança não depende apenas do aprendizado cognitivo, mas de vários fatores. Sendo assim, é muito importante a existência de atividades extracurriculares no complemento da educação formal. Estas atividades ajudam nos aspectos comportamentais, emocionais e de criatividade. Ajudam também em como se relacionar com o outro, melhoram as habilidades e o desempenho de sala de aula. O que queremos é o melhor para os nossos alunos, ajudando-os em seus interesses, curiosidades, proporcionando a descoberta de talentos e tendo um ambiente saudável e estimulador, além de manter nossos estudantes motivados e focados.”

O Colégio PGD oferece diversas atividades extracurriculares, e as inscrições para as oficinas já estão abertas. As famílias podem e devem ajudar as crianças na melhor escolha. Conheça as nossas opções:

Futsal 

As aulas de futsal são para todas as idades, a partir de 04 anos até o Ensino Médio, e estão sob a coordenação dos professores da ACAFUL (Associação de Clubes Amigos Futsal de Londrina). As atividades são adequadas para cada idade dos nossos alunos. Os menores, a partir de 4 anos, por exemplo, farão atividades lúdicas, onde serão introduzidos os primeiros fundamentos do futebol. Já os maiores terão aulas, treinos, e já estão previstos amistosos e torneios para todas as equipes participantes.

Clique aqui para acessar o cronograma e os valores do futsal

Judô

Esporte olímpico e de alto conceito em educação que visa desenvolver nas crianças as capacidades físicas como agilidade, coordenação motora, coordenação espaço-temporal, força, flexibilidade, resistência e velocidade, e psicossociais, como autoconfiança, coragem, disciplina, educação, paciência, respeito e socialização. Sua filosofia é voltada para a disciplina e formação do indivíduo. É indicado por médicos, psicólogos e profissionais da área de educação para todas as crianças.

Clique aqui para acessar o cronograma e os valores do judô

Ballet e Jazz

O PGD oferece aulas de pré-ballet, ballet clássico e jazz. As aulas são realizadas em duas salas de dança – no Ensino Fundamental e na Educação Infantil -, todas com piso e estrutura apropriada. As aulas são abertas a todos os alunos a partir do nível 4 até o Ensino Médio. Os interessados devem procurar a coordenação para avaliar se entram nas turmas iniciantes ou avançadas. A dança contribui para o domínio corporal, desenvolve e aprimora a movimentação e ainda ajuda a superar limitações para enfrentar desafios. Em 2022, o PGD vai abrir uma turma de ballet adulto e todos os pais estão convidados a participar.

Clique aqui para acessar o cronograma e os valores da dança

Reinvente

Um curso de arte e criatividade que proporciona ao aluno a experiência de vivenciar o processo criativo de um artista através de uma imersão em diversos materiais. Um curso de artes “fora da caixa”, que estimula a criatividade, melhora a autoestima, desenvolve o foco e a concentração, e ensina técnicas de arte para as crianças. Inspirado em um conceito californiano de clube de artes, é coordenado pelo casal Ju Pusch e Diego Sanches, artistas autodidatas, cristãos e que assinam seus trabalhos através do Estúdio Criativo Reinvente.

Clique aqui para acessar o cronograma e os valores do curso de arte e criatividade

Patinação

A leveza e a sensação de liberdade que se sente ao deslizar sobre patins fizeram com que esses calçados se transformassem em sapatos adaptados para andar no gelo. Num mundo onde o transporte é feito sobre rodas, a patinagem recreativa passou a ser praticada em todos os cantos, transformando-se em esporte. Hoje, há competições de patinação artística sobre o gelo ou sobre rodas – que mesclam movimentos típicos da patinação com coreografias – e patinação de velocidade – em que os competidores se deslocam como velocistas sobre o gelo ou sobre rodas. As aulas de patinação do PGD são direcionadas aos alunos a partir dos 4 anos de idade. 

Clique aqui para acessar o cronograma e os valores da patinação

Apresentação da patinação

Os pais interessados nas oficinas extracurriculares devem fazer a matrícula presencialmente no colégio em horário comercial. Se houver alguma dúvida relacionada às oficinas, as famílias podem entrar em contato com os responsáveis de cada oficina!

Clique aqui para ver o cronograma geral das nossas oficinas!