PGD: 25 anos de amor à educação

Sem categoria 8 de novembro de 2022

Matheus Gois, Silvia Gois, Emanuel Gois e Patricia Gois mantenedores do Colégio PGD!

Ao observar a rotina dedicada da esposa e das filhas no segmento educacional, o Sr. Emanuel Gois idealizou um projeto muito singelo: abrir uma escola de Educação Infantil para a esposa Dona Silvia e as filhas pedagogas Patrícia e Fabíola. Seria um empreendimento próprio onde a família, que já era unida, pudesse trabalhar ainda mais próxima. “Eu me motivei desde o primeiro momento em que começamos a conversar”, relembra a filha Patrícia. 

Como a família Gois sempre foi muito ligada a Deus, surgiu a ideia de utilizar as iniciais da frase Para a Glória de Deus: PGD. “Quando éramos crianças, moramos um período em São Paulo e lá, estudamos no Externato Bambi, um local que marcou muito as nossas vidas. Quando fundamos nossa escola, o nome escolhido foi Externato PGD”, conta Patrícia.

O passo seguinte foi buscar um imóvel. Dona Sílvia conta que ela e o Seu Emanuel percorreram ruas e avenidas buscando um local apropriado. “Um corretor comentou sobre uma casa na Rua Montese que estaria disponível. Sempre procuramos locais arborizados, e o imóvel me encantou. Foi um movimento de amor. Nosso propósito sempre foi de servir na área de educação. Começamos em 1998 com 58 alunos e nove funcionários.”

Crescimento

À medida que os alunos cresciam, a escola crescia junto em número de matrículas e em necessidade de espaço maior. Foram várias ampliações e mudanças para outros imóveis em novos endereços. “Acho que era pelo nosso jeito de trabalhar. Gostamos muito de criança, de ensino, de cuidado e atenção à educação como um todo. Fomos ampliando devagar com tudo. A ideia inicial era ofertar aulas até o Fundamental 1, mas foram exigindo e a gente foi atendendo”, relembra Dona Sílvia.

Ambiente familiar

Para Seu Emanuel, o diferencial do PGD sempre foi o ambiente familiar. “Os pais percebiam no PGD, a atmosfera familiar que sempre predominou. As crianças iam crescendo e os pais queriam ficar com a gente. Nós sempre quisemos trabalhar com afinco, e investir na meninada.”

Em 2007, a parceria com a Faculdade Teológica Sul Americana possibilitou a instalação do PGD no atual endereço, na Rua Ulrico Zuinglio, Gleba Palhano, com espaço amplo e arborizado, como é do gosto de Dona Sílvia, e com plena capacidade para atender as famílias e os alunos. 

Em família

Trabalhar em família para os Gois nunca foi problema, e desde o início, o acordo era que os assuntos da escola não deveriam se estender para dentro de casa. “Evidente que há momentos em que falamos de trabalho em casa, mas procuramos separar. Nos finais de semana quando estamos todos juntos, somos uma família passando o dia”, reforça Dona Sílvia.

Além das filhas e a nora Ana Paula Gois (coordenadora pedagógica do berçário), em 2017 a 3ª geração da Família Gois entrou para a equipe do PGD.  O neto de Dona Sílvia e Seu Emanuel, Matheus Gois, não pensava em trabalhar nos negócios da família. “Eu estudei a vida toda no PGD então não tinha interesse. Em 2016, quando perdemos meu tio Marcos em um acidente, fato que nos abalou sobremaneira, eu me aproximei para ficar como um suporte no colégio e, no ano seguinte, entrei definitivamente para a equipe”, relembra.

Matheus e o avô Emanuel trabalham na mesma sala, lado a lado, diariamente. “Formamos uma boa dupla. Ele é pé no freio e eu, no acelerador. Ele é conservador e eu, empreendedor. Discordamos, discutimos, mas tomamos decisões de forma alinhada, sempre. Ele me respeita e valoriza o que eu penso. No começo ele trazia a decisão tomada e hoje, ele pede a minha opinião, algo que muito me honra, mas a palavra final é dele. Ele é uma referência para mim”, revela o neto.

Crescer mantendo a essência

Atualmente o PGD conta com mais de mil alunos, 180 colaboradores (entre professores e demais funcionários) e a mesma essência dos tempos da Rua Montese. Para Patricia Gois, a qualidade do ensino e do relacionamento com pais e alunos deve-se aos profissionais de ponta e pelo olhar cuidadoso dos mantenedores. “Tomar decisões com os pés no chão e o fato de estarmos todos os dias na escola faz toda a diferença. Deus sempre esteve presente nos dando sabedoria, e discernimento para tomarmos as melhores decisões. Sempre tivemos uma equipe muito profissional desde o início, formada por pessoas comprometidas com o trabalho. Uma boa equipe contribui intensamente e o engajamento dos professores do PGD é um grande diferencial.”

A trajetória dos primeiros 25 anos do PGD chega a 2022 com uma escola viva, que segue em crescimento e enfrentando os desafios de frente e de forma transparente diariamente. “Estamos crescendo sem muito esforço, mas a essência são valores e princípios de uma escola familiar que não abrimos mão”, reforçam os fundadores, hoje carinhosamente chamados de vó Sílvia e vô Mané. 

“A gente vem para o colégio todos os dias, há 25 anos. A gestão mudou, a administração mudou, mas estamos aqui presentes, olhando pra frente com o mesmo pensamento. O PGD é um campo missionário, onde estamos plantando uma semente para que as crianças tenham uma formação completa de atenção e cuidado, sem alardes de religião, com os princípios e valores de uma família.”