Alunos do PGD conquistam bolsas para estudar fora do país

Sem categoria 5 de dezembro de 2022

O sonho de fazer um curso fora do Brasil pode se tornar realidade para sete alunos do PGD. Com esforço, dedicação e ajuda dos professores, eles conquistaram uma bolsa de estudo parcial no importante programa da Immerse Education, empresa que oferece cursos de verão em Cambridge, Oxford, Londres e Sidney. O programa atende estudantes com idades entre 13 e 18 anos.

Para preparar os alunos, o PGD criou uma oficina exclusiva para o concurso e o resultado foi muito bom: sete alunos se destacaram e ganharam parte da bolsa de estudos. São eles:

Fundamental Anos Finais:

– Arthur Aguiar Forato (8º ano)

– Sophia Ferreira da Silva Santos (8º ano)

Ensino Médio:

– Artur Tavares Kelter Daher (1ª série)

– Isadora Fernandes Barbosa (3ª série)

– Juliana Castreghini de Freitas I. Pereira (2ª série) 

– Maria Fernanda Delgado Fadel (3ª série) 

– Sofia Gütschow Casal (2ª série) 

Mentoria

Este é o segundo ano que o PGD oferece mentoria aos estudantes interessados em concorrer a uma bolsa de estudos no programa da Immerse Education, que pode atingir a 100% do valor para os 10 primeiros colocados e até 70% para os demais finalistas. No ano passado, duas alunas foram contempladas com bolsas para participar de cursos nas Universidades de Cambridge e Oxford, na Inglaterra.

Segundo os coordenadores da mentoria do PGD, Heloisa Sant’Anna e Bruno Rostirola, a disputa agora está mais apertada devido ao aumento do número de estudantes de todo mundo. Confira a entrevista com os professores:

A proposta do Programa Immerse Education mudou em 2022?

Heloisa Sant’Anna e Bruno Rostirola: “O programa expandiu muito no ano de 2022. A própria Immerse abriu um novo escritório em Sidney e agora o processo seletivo, dado o alto número de candidatos do mundo inteiro, está ocorrendo mais de uma vez por ano. Essa alta concorrência mostra o interesse dos jovens de 13 a 18 anos do mundo inteiro em participar de programas de estudos internacionais.”

Como é o funcionamento?

Heloisa e Bruno: “Aqui no PGD nós fornecemos uma mentoria para a competição global. A Immerse seleciona 10 participantes de cada edição para ganhar uma bolsa de estudos de 100%, sendo que outras bolsas de menor valor também são disponibilizadas. Essa bolsa inclui o custo do programa, acomodação, alimentação, seguro-viagem e uma visita à Cambridge. O PGD fornece uma mentoria para a escrita da essay, requisito pelo qual os estudantes serão avaliados. Durante a mentoria nós nos reuníamos quinzenalmente para formações, debates e correções das essays que os alunos elaboravam.”

A pandemia afetou o trabalho?

Heloisa e Bruno: “A pandemia atrapalhou bastante o andamento da mentoria do ano passado, quando todo o processo foi on-line. Isso acabou promovendo um distanciamento entre nós e os alunos. Esse ano, entretanto, tivemos a oportunidade de ter todas as reuniões de forma presencial e, para os que por algum motivo não podiam estar aqui na escola, também transmitimos as aulas. A pandemia inclusive foi tema de vários tópicos das essays na edição anterior.”

Como foi o envolvimento dos alunos nesta edição?

Heloisa e Bruno: “Como nesse ano nós tivemos a oportunidade de trabalhar presencialmente, os alunos conseguiram produzir bastante e, uma coisa que eu gostaria de ter feito no ano anterior, interagiram bastante com os outros alunos também. Uma das nossas aulas foi justamente defender o argumento que seria elaborado na tese na frente dos outros colegas, de forma que os próprios alunos pudessem apontar falhas lógicas ou melhores caminhos a serem percorridos.”

O que vocês acharam da performance deles?

Heloisa e Bruno: “A competição está tomando proporções cada vez maiores. A competição que eles participaram esse ano teve recorde de inscritos, mostrando que a régua está subindo. E mesmo com esse cenário, nós tivemos um recorde de aprovação. Infelizmente nenhum dos nossos alunos ganhou uma bolsa de 100%, mas sete – dos oito que participaram – ganharam bolsas menores. Estamos bastante satisfeitos com os resultados da mentoria e esperamos ajudá-los cada vez mais no próximo ano.”

Fique ligado!

As famílias PGD podem participar mensalmente de lives promovidas pelo Immerse Education a fim de tirar as principais dúvidas das famílias e dos alunos que querem fazer um intercâmbio. Todo início de mês enviamos o acesso para essas palestras.