A importância da educação bilíngue

Blog 19 de abril de 2021

Falar mais de um idioma é um grande diferencial na vida das pessoas, seja para fazer uma viagem internacional, assistir a filmes e séries sem legenda, jogar videogame e, conta positivamente para quem está em busca de colocação no mercado de trabalho. Quem domina outro idioma tem muito mais oportunidades, a mente se expande com mais velocidade, abrindo um universo de possibilidades. 

Aqui no Colégio PGD, todos os alunos do Ensino Infantil ao Fundamental I participam do Programa Bilíngue da Oxford University Press, que tem como objetivo, oportunizar aos estudantes vivências na língua inglesa

Segundo a professora Heloisa Sant’Anna, coordenadora de idiomas do PGD, o ensino bilíngue proporciona inúmeros benefícios às crianças, preparando-as para um mundo cada vez mais globalizado e conectado. Confira o bate-papo com ela:

Qual o diferencial das aulas do Programa Bilíngue do PGD

Profª Heloisa Sant’Anna: Elas são estruturadas em dois eixos:  ELT: English Language Teaching (Ensino da Língua Inglesa) com o desenvolvimento linguístico e competências do século XXI; e CLIL: Content and Language Integrated Learning (ensino de idiomas integrado) um método rápido, divertido e eficiente de ensinar inglês através de disciplinas específicas como ciências, história, matemática e outros com o duplo objetivo de ensinar a disciplina específica e simultaneamente a língua inglesa.

Por que é importante iniciar as aulas de língua estrangeira junto aos alunos menores? 

Profª Heloisa Sant’Anna: Pesquisas mostram que aprender um segundo idioma aumenta as habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e compreensão auditiva, além de melhorar a memória, a concentração e a capacidade de multitarefa. Crianças proficientes em outras línguas também mostram sinais de maior criatividade e flexibilidade mental.

Os especialistas dizem que as crianças que aprendem um idioma antes da adolescência têm mais probabilidade do que os adultos de alcançar a pronúncia dos nativos. Além disso, a pesquisa descobriu que crianças têm uma capacidade inata de adquirir as regras de qualquer idioma – uma capacidade que desaparece na idade adulta. Eles também acham mais fácil se conectar com outras culturas, o que os torna mais abertos e tolerantes à diversidade.

Qual a importância de dominar outras línguas? 

Profª Heloisa Sant’Anna: Há inúmeros benefícios. Podemos citar que ser bilíngue pode melhorar as habilidades multitarefas, o controle da atenção, a resolução de problemas e a criatividade de uma pessoa, pois promove o pensamento inovador. Também pode ajudar a melhorar a sua memória.

O bilinguismo pode beneficiar as pessoas tanto profissionalmente quanto cognitivamente, e também pode beneficiá-las socialmente. Do lado cognitivo, uma pessoa bilíngue costuma ser mais voltada para os detalhes e observadora. Eles geralmente são muito hábeis em se expressar e têm um vocabulário maior do que uma pessoa monolíngue.

As aulas são dinâmicas?

Profª Heloisa Sant’Anna: Sim, os alunos têm estímulo do aprendizado pela experiência e como resultado desenvolvem autonomia e organização pessoal. O programa tem como base a aprendizagem baseada em investigação (IBL: Inquiry-Based Learning) que é geralmente realizada de forma colaborativa, em grupos de alunos, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico, competências de resolução de problemas, compreensão de conceitos científicos e o pensamento crítico e criativo.