Sala Maker do PGD estimula criatividade e inovação

Blog Colégio PGD Maker 31 de maio de 2021

Um diferencial muito importante oferecido aos alunos do Colégio PGD é a Cultura Maker, que desperta a aprendizagem criativa, inovadora e colaborativa, por meio de atividades teóricas e práticas. 

A metodologia Maker, como o próprio nome diz, desafia o aluno a fazer, criar e a reinventar. É o local perfeito para os nossos alunos do Fundamental 1 e 2. Os estudantes desta idade fazem parte de uma geração altamente influenciada pela tecnologia. São crianças atentas e observadoras que querem inventar, interagir e se conectar sempre. 

Segundo a professora Maker, Joseane Ribeiro, as aulas são sempre dinâmicas e atraem muito a atenção dos participantes. “A Sala Maker do PGD é um ambiente totalmente estruturado e equipado para atender os alunos do 1º ao 9º ano. Lá as aulas ocorrem uma vez por semana, com atividades que focam as Artes, Ciências e História, para o desenvolvimento de competências e habilidades por meio do pensamento complexo, intenção criativa e a curiosidade artístico-criativa.

Pais aprovam

As dinâmicas vivenciadas pelos alunos na Sala Maker, tem agradado também os pais. “As aulas deslocam o estudante a desconstruir e reconstruir pensamentos. Instigam as crianças a testarem e imaginarem inúmeras possibilidades e formas de ver o mundo e a ciência. Como família, também somos envolvidos no processo, também fazemos descobertas e aprendemos coisas novas”, reitera a fisioterapeuta Sarah B. C. Meirelles Félix, mãe das alunas Alice e Marina, do PGD.

Através de recursos tecnológicos e simuladores de plataformas open source, os alunos produzem material artístico, criam jogos, animações, entre outros. Também são realizadas as plenárias – momentos de discussão de conceitos – seguidos de formação de grupos para atividades, debates e pitch. “Os alunos sempre trazem temas bastante atuais como alimentação saudável, solidariedade e apoio ao próximo. Eles são muito participativos e abertos para questões sociais, cuidados com meio ambiente e temas em torno da sustentabilidade”, finaliza a professora Maker, Joseane Ribeiro.

Participação ativa

“Acho que as aulas são muito boas. Minha filha é muito aplicada, sempre foi muito curiosa e com espírito empreendedor. Está se identificando muito com as aulas e mesmo em casa, participa ativamente de tudo, com bom desenvolvimento e sem prejuízo.”

Daniella Soriani Fernandes, social media, mãe da Helena Soriani Fernandes, 6º ano

Estímulo à formação

“As atividades propostas pelas aulas do Maker estimulam uma série de habilidades muito importantes para a formação cognitiva e social das nossas crianças. Percebo nas minhas filhas, uma alegria que já inicia no dia anterior à aula, sabendo que no dia seguinte elas terão contato com o espaço, com os materiais e tantas descobertas que elas fazem na sala Maker.”

Sarah B. C. Meirelles Félix, fisioterapeuta, mãe da Alice Meirelles Félix, 9º ano e da Marina Meirelles Félix, 2º ano